Rascunho automático

Bahia lidera número de candidatos sem votos nas eleições municipais

Por Redação
2 Min

001

A Bahia foi o estado com maior número de candidatos que não tiveram votos nestas eleições municipais, segundo levantamento estatístico realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em todo o país, 16.131 candidatos terminaram a eleição sem registrar sequer um voto.

Na Bahia, foram registrados 2.475 casos. O ministro do TSE Henrique Neves atribuiu o número elevado de mulheres com votação zerada às chamadas “candidaturas laranjas”,  quando o partido lança candidatos apenas para preencher a cota obrigatória de 30% de participação feminina nas eleições. “A quantidade de candidatas que não receberam nenhum voto é realmente preocupante e deve ser analisada de acordo com cada situação. Para que possamos chegar ao equilíbrio na representação por gênero, é necessário que seja assegurado que as mulheres possam competir nas eleições com efetiva igualdade de chances”, disse.

Um cruzamento dos dados estatísticos do TSE mostra que o partido que mais registrou candidatas que não receberam votos foi o PMDB, com 1.109 candidatas ao cargo de vereador. Em seguida, o PSDB aparece na lista com 871 candidatas, e o PSD surge, em terceiro lugar, com 861 candidatas na mesma situação para o mesmo cargo.

Logo depois da Bahia, aparecem Minas Gerais, que registrou 1.733 e, São Paulo, com 1.643 candidatas ao mesmo cargo na mesma situação.

Continua depois da Promoção

Por Redação Bocão News

Compartilhe Isso
- Advertisement -