Inscrições Encceja 2024 se encerram esta sexta. Saiba inscrever.

Por Redação
3 Min

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2024 (Encceja) está com inscrições abertas até amanhã (10/5). A prova, que avalia aqueles que não concluíram os estudos na idade adequada, será aplicada no dia 25 de agosto, com a divulgação dos resultados prevista para 23 de dezembro.

Continua depois da Promoção

Os interessados em participar do Encceja 2024 devem realizar a inscrição no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É importante ressaltar que somente poderão participar do exame os candidatos que atendam à idade mínima exigida de acordo com o nível de ensino. Para o ensino fundamental, os brasileiros devem ter 15 anos ou mais no dia da prova, enquanto para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos.

A realização do Encceja é uma oportunidade para que jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada possam obter a certificação de ensino fundamental ou médio. Com a conclusão do exame, os participantes têm a chance de ingressar em cursos técnicos, de graduação ou conseguir progressão em suas carreiras através da comprovação do nível de escolaridade.

O Encceja abrange quatro áreas de conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Linguagens e Códigos. Além disso, os participantes também precisam realizar uma redação no exame. Para se preparar para a prova, é fundamental revisar os conteúdos básicos dessas áreas e praticar a escrita de textos dissertativos.

Continua depois da Promoção

É importante ressaltar que o Encceja é uma oportunidade democrática de certificação para aqueles que buscam concluir seus estudos. O exame é uma maneira de valorizar a educação e proporcionar oportunidades iguais de desenvolvimento pessoal e profissional para todos os brasileiros.

Portanto, se você se enquadra nos critérios de participação do Encceja 2024 e busca obter a certificação de ensino fundamental ou médio, não perca o prazo de inscrição. Aproveite essa oportunidade para dar um passo importante em sua jornada educacional e conquistar novas possibilidades de crescimento e aprimoramento.

Não deixe essa chance passar! Acesse o portal do Inep e inscreva-se no Encceja 2024 para garantir sua participação no exame. A certificação conquistada através do Encceja pode abrir portas e transformar o seu futuro. Se dedique aos estudos, se prepare da melhor forma e esteja pronto para alcançar seus objetivos educacionais.

Compartilhe Isso
- Advertisement -