Criança morre vítima de meningite em Candeias

Por Redação
2 Min

hospital-ouro-negro

Uma criança do sexo masculino com 9 meses de nascida morreu vítima de meningite e broncopneumonia no fim do mês de agosto no Hospital Municipal de Candeias, mas a informação vinha sendo mantida sob sigilo até esta redação ter acesso ao atestado de óbito, assinado pelo médio Humberto de Souza, CRM 10.423.
De acordo com o documento, registrado no dia 2 de setembro, no Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais, de Candeias, a cópia dos laudos foram encaminhados ao Lacen – Laboratório Central da Bahia, para exames complementares.
A mãe, R. B., residente no Sarandi, um dos bairros mais abandonados na questão saneamento básico e infraestrutura, inconformada pela demora no diagnóstico do problema da criança já pediu à Direção do Ouro Negro, gerenciado pelo Instituto Médico Aracaju, o prontuário do bebê que passou cerca de 48 horas na unidade médica.
Depois, segundo pessoas próximas à família, ela deve procurar o Ministério Público de Candeias para adoção de providências legais sobre o caso.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que, este ano, houve 294 casos da doença com 21 mortes pelo último levantamento. Em 2013, segundo a Sesab, foram 479 casos e 41 mortes.
Doença
A meningite é uma doença grave e temporalmente ilimitada, habitualmente presente entre os membros de uma população e cujo nível de incidência se situa sistematicamente nos limites de uma faixa que foi previamente convencionada (doença endêmica). Ela pode acometer indivíduos de qualquer idade e é causada por diversos agentes infecciosos como bactérias, vírus, parasitas e fungos. As meningites bacterianas são, do ponto de vista clínico, as mais graves.
A doença meningocócica (causada pela Neisseria meningitidis), pela magnitude, gravidade e potencial de ocasionar surtos e epidemias, apresenta maior importância em saúde pública. As meningites assépticas podem se expressar por meio de surtos, porém com pouca gravidade.

Continua depois da Promoção
Compartilhe Isso
- Advertisement -