Cerca de 1.500 eletrodomésticos já foram entregues pelo Governo do Estado
As entregas de eletrodomésticos aos moradores das cidades do Extremo Sul baiano, afetados pelas fortes chuvas no mês de dezembro, continuam sendo realizadas. A ação é feita pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), Corpo de Bombeiros e Superintendência de Defesa Civil da Bahia (Sudec).
Até o momento, 1.483 eletrodomésticos já foram entregues para famílias nos municípios de Itamaraju, Vereda, Santa Cruz da Vitória e Belmonte. O processo de validação e entrega dos itens é efetuado pelo Corpo de Bombeiros por meio do sistema JUSCAD Social, desenvolvido pela SJDHDS.
O secretário da SJDHDS, Carlos Martins, que já esteve em Itamaraju, ressaltou a importância de garantir que o processo seja feito de forma segura e eficiente. “São famílias que precisam muito desses itens, por isso estamos dando todo apoio às equipes do Corpo de Bombeiros, que atuam desde o primeiro momento, e garantem que as famílias recebam seus eletrodomésticos”, pontuou.
“Estamos trabalhando incansavelmente para fazer com que esses ativos cheguem de forma mais rápida possível. Iniciamos as entregas sempre no dia seguinte a validação. Além de entregar para famílias os eletrodomésticos, também já realizamos as entregas de colchões, fundamentais no primeiro momento”, destacou a superintendente de Assistência Social da SJDHDS, Leísa Sousa.
As geladeiras, fogões e botijões de gás foram adquiridas pelo Governo da Bahia, por meio do Fundo de Combate à Pobreza, e doados por empresas como Magazine Luiza e Coelba. Outras entregas estão previstas para serem realizadas nos próximos dias pela Sudec, Bombeiros e SJDHDS.
A técnica de referência do Sistema Único de Assistência Social na SJDHDS, Laura Bamberg, que acompanha as entregas no Extremo Sul, falou sobre a experiência de presenciar o sentimento de esperança nas famílias.
“Trazer para essas pessoas em situação de vulnerabilidade social a dignidade, a autoestima, o recomeço, a esperança, e principalmente, acesso aos seus direitos é gratificante, todos esses são ideais da justiça social. Para as famílias, esse é o primeiro passo para o recomeço”, afirmou Laura.
Para ser beneficiada com a doação, a família precisa estar inscrita no cadastro único de programas do Governo Federal (CadÚnico), ter residência no município em estado de calamidade pública e o imóvel atingido pela chuva com perda de eletrodoméstico.