Bolsonaro sanciona lei para inclusão automática de beneficiários na tarifa social

0
Crédito da Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (13) o decreto do presidente Jair Bolsonaro que obriga as concessionárias de energia elétrica a atualizarem automaticamente o cadastro de beneficiários da tarifa social. A medida deve facilitar a inclusão de consumidores que têm direito aos benefícios oferecidos pelo programa, que oferece desconto nas contas de luz e isenção de bandeiras tarifárias. Com a sanção presidencial, a expectativa é de que dobre o número de pessoas enquadradas no projeto. Atualmente 12 milhões de consumidores são atendidos pelo programa, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Segundo a justificativa da decisão, potenciais beneficiários não estariam sendo informados de forma adequada de seu direito ou não estariam sendo capazes de apresentar toda a documentação exigida para a comprovação, sendo excluídos do programa, ainda que enquadrados nos requisitos para receber a dedução.

“A baixa escolaridade dos beneficiários e a dificuldade de compreender as instruções para obtenção do benefício pode representar um impedimento para que o requeiram. Ainda, outro ponto que pode prejudicar o acesso ao benefício é a necessidade de as famílias de baixa renda terem de se deslocar às concessionárias para formalizarem o pedido”, diz a justificativa. “Desse modo, a sanção presidencial visa simplificar a inscrição no programa de Tarifa Social de Energia Elétrica, estabelecendo que as famílias inscritas no Cadastro Único sejam inseridas de imediato entre os beneficiários.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.