Aneel aprova reajuste tarifário para energia elétrica na Bahia

0
Crédito da Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu na quinta-feira (22) as novas tarifas de energia elétrica para a Bahia. As novas tarifas entraram em vigor na próxima quinta-feira.

Segundo tabela divulgada pela agência, o reajuste foi de 7,26% para os consumidores residenciais. Para os consumidores cativos (que não participam do mercado livre e são atendido sob condições reguladas).

Os fatores que mais impactaram os processos tarifários foram: custos com distribuição, pagamento de encargos setoriais e aquisição de energia. O aumento estimado era ainda maior, mas a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e a Aneel entraram em um acordo para uma menor tarifa, mas que não desrespeitasse as regras regulatórias e os contratos.

Para a redução do reajuste, a Aneel fez uso dos créditos tributários referentes à exclusão do ICMS da base do PIS/Cofins, pleiteado pelas distribuidoras. Foram também antecipados créditos que já estavam previstos para serem revertidos aos consumidores futuramente.

Confira a tabela abaixo:

Baixa tensão – 7,82%

Efeito médio – 8,98%

Alta tensão – 12,28%

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Secured By miniOrange