Rascunho automático

Tradicional procissão encerra festividades em Honra a Nossa Senhora das Candeias

Por Redação
6 Min
Foto: Pascom

Um verdadeiro santuário vivo se formou nas ruas e praças de Candeias, com a procissão em homenagem a Nossa Senhora das Candeias, realizada no final da tarde deste sábado (3). Hinos de louvor e adoração foram entoados pelos milhares de fieis que acompanharam o andor da Virgem das Candeias em mais um ato de fé e devoção, em quase duas horas de caminhada. “Essa grande quantidade de pessoas que sempre surpreende. A gente leva em conta o dia de sábado que foi favorável e o horário que foi um pouco mais tarde. Mas creio também que, sobretudo, o que moveu essas pessoas, não somente esses elementos, mas a própria fé em Nossa Senhora das Candeias, sobretudo, o desejo de apresentar a ela a suas necessidades, anseios, alegrias e angústias”, explicou o pároco frei Jorge Luiz Soares OFMConv.

O momento marcou o encerramento dos festejos em honra a Nossa Senhora das Candeias, iniciado no dia 24 de janeiro. Romarias de Cachoeira, Ipirá e Feira de Santana foram algumas que se juntaram aos paroquianos candeenses para participar deste grande momento dos festejos deste ano. O ato religioso foi acompanhado também pelos frades da paróquia, padres, diáconos, irmãs franciscanas, ministros da Sagrada Eucaristia, seminaristas, além de grupos de oração como o Apostolado, pastorais e movimentos.

Quem veio agradecer pela graça alcançada foi a dona de casa, Alice Nunes, moradora da Urbis II, que conseguiu adquirir a casa própria. “Tem cinco anos que eu pedi a Nossa Senhora das Candeias que ela me desse força e saúde para adquirir a minha casa porque eu morava de aluguel. No primeiro ano, eu pedi e comprei o terreno. Vim e agradeci. Pedi pra ela arrumar um trabalho para fazer minha casa. Nesse segundo ano, ela me deu um trabalho. No terceiro, eu fiz minha casa. No quarto, já estou dentro morando e continuo agradecendo e não deixo de participar”, disse a dona de casa.

Toda bela e cheia de esplender

Ornamentada com flores brancas e uma pomba branca, que simboliza PAZ, a imagem de Nossa Senhora das Candeias arrancava lágrimas e aplausos por onde passava e emocionou aqueles que conseguiram por alguns instantes carregá-la. Mas Nossa Senhora não queria brilhar sozinha na procissão. A sua imagem de Nossa Senhora das Candeias teve a companhia de alguns santos entre eles Santa Luzia, São Maximiliano Maria Kolbe, Rainha da Paz, São José, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Fátima, Santa Clara, Santo Antônio e Menino Jesus.

Ao chegar à Praça da Matriz, o andor Nossa Senhora das Candeias foi recebido com o hino de Louvor em sua homenagem, cantado pelo fieis que louvaram e agradeciam por graça alcançada. O Santíssimo foi exposto a multidão que se reuniu em um ato de fé e amor a Virgem das Candeias, através de um grande momento de oração para pedir as bênçãos do céu e agradecer pelas graças alcançadas.

A benção do Santíssimo, concedida pelo frei Flávio Freitas, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Manaus- AM, fechoou o ato religioso.

Casal Presidente 2019

A comissão dos festejos de 2019 será presidida pelo casal Chaquinha e Sandra Reis, ministros da Eucaristia. A imagem de Nossa Senhora das Candeias e a bandeira foram entregues pelos presidentes Cândido e Ana após o anúncio feito pelo frei Jorge. A emoção de terem sido escolhidos “É uma emoção muito forte, é uma alegria muito grande de estar sempre servindo. A gente sabe que o novenário de nossa é uma praça de milagres e você fazer parte dessa comissão que vai proporcionar ao povo católico os milagres de Nossa Senhora é muito forte”, afirmou Chaquinha.

Novenário 2018

Com o tema “Nossa Senhora das Candeias, Dá- nos a tua luz”, o Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias foi realizado entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro, na Praça que leva seu nome. De acordo com a comissão, 1.400 pessoas divididas em 16 equipes auxiliaram a Paróquia nos 11 dias dos festejos. As atividades iniciaram em 2017, com a escolha dos coordenadores das equipes que atuam nos festejos. As equipes se dividem em Apoio, Recepção, Liturgia, Trânsito, Comunidade, Romeiros, Procissão, Divulgação, Decoração, Intercessão, Noiteiros, Eventos, Música, Vendas e Lanchonete 1, 2 e 3.

Calendário Oficial da Bahia

No mês de novembro, a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou o Projeto de Lei 22.336/2017 que inclui as festividades de Nossa Senhora das Candeias no calendário oficial das festas populares do estado. Com a aprovação, os festejos conta com apoio da BahiaTursa. O PL, de autoria do deputado estadual Bira Coroa (PT), foi sancionado pelo governador Rui Costa em 28 de novembro do ano passado.

Pascom

Compartilhe Isso
- Advertisement -