Auxílio Emergencial: Caixa fornece orientações de como agir no caso de conta bloqueada no aplicativo ‘Caixa Tem’

As contas foram bloqueadas após suspeitas de fraudes no pagamento do Auxílio Emergencial de R$ 600.

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Foto: Divulgação

‘Centenas de milhares’ de contas poupança digital, movimentadas pelo aplicativo ‘Caixa Tem’ e usadas para o crédito do Auxílio Emergencial de R$ 600, foram bloqueadas pela Caixa Econômica Federal, após suspeitas de fraude no pagamento do benefício. Com isso, o presidente do banco, Pedro Guimarães, informou que a maioria das contas bloqueadas foram utilizadas por hackers, que se aproveitaram da liberação para utilizar um mesmo celular com o intuito de cadastrar vários outros pedidos.

No entanto, o presidente da Caixa destacou que “pessoas honestas também foram penalizadas pela medida de bloqueio”.

No balanço apresentado pelo Ministério da Cidadania, cerca de 1.303.127 milhão de CPFs foram enviados à Caixa para para bloqueio e realização de uma verificação detalhada. Entretanto, ainda não é possível afirmar que esses CPFs sejam considerados cancelados ou inelegíveis para receber o benefício.

Conforme explicou Guimarães, há uma separação de fraudes constatadas pela Caixa e pelo ministério. Os CPFs em questão, têm problemas de natureza de cadastro e elegibilidade para o Auxílio Emergencial, e pertencem a um banco de dados que a Caixa não acessa. Ele acrescentou que o banco apenas acata a decisão do Ministério da Cidadania para realizar pagamentos.

Os números de quantos beneficiários tiveram o acesso prejudicado às contas digitais não foi detalhado.

Diante desse cenário, a Caixa forneceu algumas orientações de como liberar a conta bloqueda no app.

O banco dividiu as contas bloqueadas em dois grupos, que recebem mensagens diferentes pelo app de acordo com o problema identificado pelo banco. As fraudes propriamente ditas são estimadas em 51%. Já as inconsistências cadastrais, apresentam um índice de 49%.

Sendo valido ressaltar que as orientações para desbloqueio das contas valem a partir da quinta-feira (23).

Bloqueio completo por suspeita de fraude

Os beneficiários que tiveram as contas suspensas e receberam, por meio do aplicativo Caixa Tem, a mensagem “É necessário regularizar o seu Acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”, devem seguir as datas de crédito do dinheiro em conta e procurar a agência para comprovar sua identidade.

São, justamente, essas as pessoas cujas contas estão sob suspeita de fraude.

“Não adianta procurar se você nasceu em outubro neste momento que estamos pagando em janeiro. Não vai adiantar a liberação do Caixa Tem se o depósito só será feito daqui duas semanas, 20 dias. Isso é muito importante para que se evite qualquer aglomeração”, alertou o presidente da Caixa.

Suspensão do Caixa Tem por documentação pendente

Nesse caso, a Caixa destaca que também bloqueou o acesso de contas por inconsistências de documentação, que podem ser resolvidas pelo próprio app Caixa Tem. Esse grupo não precisa ir pessoalmente à agência e pode resolver pelo aplicativo.

É preciso fazer um novo acesso ao Caixa Tem e enviar o restante da documentação solicitada.

Para isso, no menu “Liberar Acesso”, o beneficiário receberá uma mensagem dizendo “Para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp“.Na sequência, surgirá ums outra mensagem que diz “Para iniciar a conversa, clique no link abaixo e mande a palavra CADASTRO”.

O link em questão deve redirecionar para uma janela do WhatsApp, em que os documentos pendentes serão pedidos.

“Fundamental que isso [mensagem com o link] só vale para o aplicativo do Caixa Tem. Nenhum outro aplicativo tem validade”, frisa Guimarães.

“O único aplicativo que essa informação é válida é o do Caixa Tem. Relevante isso para evitar qualquer tipo de envio de documentação dos clientes para qualquer pessoa que não esteja efetivamente analisando essa questão”, completou.

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