Leilão de Rodovias no Paraná: Grupo Patria Conquista Lote 5 com Desconto de 23,83%
Na última quinta-feira (30), o grupo Patria, por meio da Reune Rodovias Holding II, fez história ao vencer o leilão do Lote 5 de rodovias no Paraná. Com uma oferta de 23,83% de desconto sobre a tarifa máxima de pedágio estipulada no edital, a proposta do grupo se destacou em um cenário competitivo, onde a Way Concessões também apresentou uma oferta, mas com um deságio de 16,7%.
Esse leilão foi o último de uma série que teve início em 2023 e prometia impulsionar a infraestrutura rodoviária do estado. Os investimentos previstos totalizam aproximadamente R$ 11 bilhões, com a expectativa de duplicação de 238 quilômetros de rodovias e a construção de 20 quilômetros de vias marginais. Essa expansão é vital para a melhoria do transporte e do comércio na região, ligando cidades importantes e facilitando o fluxo de veículos e mercadorias.
O Lote 5 abrange uma extensão de 440 quilômetros, incluindo trechos das rodovias federais BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e a rodovia estadual PR-317. Esse percurso conecta Maringá a Cascavel, passando por cidades como Peabiru, Campo Mourão e Ubiratã. Além disso, o lote integra a cidade de Cascavel à divisa entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, incluindo a cidade de Toledo e uma ponte sobre o rio Paraná em Guaíra, próxima à fronteira com o Paraguai.
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A vitória do Patria não é um fato isolado. O grupo já havia conquistado o Lote 1 do mesmo leilão, com um deságio de 18,25%. O Lote 2 foi arrematado pelo grupo EPR, mas com uma oferta modesta de apenas 0,08% de desconto. O Lote 3 foi vencido pela CCR, atual Motiva, com um deságio de 26,6%, enquanto o Lote 4 também ficou com o EPR, com um desconto de 21,3%. O Lote 6, por sua vez, foi arrematado pelo mesmo grupo em um leilão realizado em dezembro do ano passado.
Essas movimentações no setor de concessões rodoviárias refletem uma nova fase de investimentos na infraestrutura do Paraná, que busca modernizar suas estradas e melhorar a conectividade entre suas principais cidades. A concorrência acirrada entre os grupos demonstra o potencial do setor, atraindo investimentos significativos e, consequentemente, gerando empregos e desenvolvimento econômico.
Enquanto o grupo Patria se prepara para implementar suas propostas, fica a expectativa sobre como essas melhorias impactarão a mobilidade e a economia local nos próximos anos. Com um cenário de investimentos robustos e a promessa de melhorias significativas, o futuro das rodovias paranaenses parece mais brilhante do que nunca.
Com informações do InfoMoney
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