banner

Pessimismo com Fiagro é exagerado; especialistas indicam governança

3 Min

Crise no Agronegócio: Governança e Diversificação como Caminho para a Recuperação

Na última terça-feira (26), o XP Agro Insights trouxe à tona um tema crucial para o futuro do agronegócio brasileiro: a crise de reputação provocada por um aumento significativo nas recuperações judiciais de empresas do setor. Especialistas, representantes de empresas e gestores de Fiagros (Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais) discutiram as estratégias necessárias para mitigar os impactos dessa situação.

O evento destacou uma trajetória de prosperidade entre 2020 e 2022, período em que os Fiagros floresceram e diversas empresas se alavancaram. Contudo, uma virada de ciclo se fez presente com quebras de safras, elevação dos custos e aumento da taxa de juros, resultando em um crescimento alarmante de 138% nos pedidos de recuperação judicial entre 2023 e 2024.

Apesar do cenário desafiador, o pessimismo em relação aos Fiagros pode ser exagerado, segundo Marx Gonçalves, head de Fundos Listados no Research da XP. Ele apontou que já se observa uma recuperação na performance desses fundos, que, após um desempenho abaixo dos FIIs no ano passado, retornaram a uma média de 22%. Gonçalves ressaltou a atratividade do valuation e a saúde das carteiras de crédito, indicando que há espaço para novos investimentos.

Os participantes do evento concordaram que a crise atual serve como um filtro para identificar as empresas realmente sólidas. A governança eficaz, a diversificação geográfica e cultural das operações, além da transparência dos gestores, são os pilares que podem oferecer segurança aos investidores. Christiane Assis, diretora de Relações com Investidores da JBS, exemplificou essa resiliência ao enfatizar a diversificação da empresa em mais de 17 países e em diversas proteínas, o que resultou em uma receita agregada de US$ 8 bilhões.

Ailton Santos, diretor administrativo e financeiro da Cocal, que se especializa em álcool e açúcar, também trouxe à tona a importância da diversificação. A empresa investiu em biometano, reduzindo custos de transporte e garantindo maior segurança em momentos de volatilidade no mercado.

Por fim, a transparência foi destacada como um elemento fundamental para investidores. Flavio Mata, CEO da Agriconnection, enfatizou a importância de conhecer profundamente os produtores, separando os que realmente têm um bom trabalho daqueles que são meros aventureiros. Ele comparou a busca por informações no setor a conhecer um leão na selva, ao invés de vê-lo em um zoológico.

Em suma, a combinação de diversificação, governança e transparência é vista como o caminho para a recuperação e a continuidade do crescimento no agronegócio brasileiro, mesmo em tempos de crise.

Com informações do InfoMoney

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso