Uma pesquisa realizada pelo Procon de São Paulo e divulgada nesta quarta-feira (07) revelou dados importantes sobre os preços de produtos e serviços bastante procurados em virtude do Dia dos Pais, que será comemorado no próximo domingo. A pesquisa sugere que os consumidores devem realizar uma busca criteriosa para garantir que estão desembolsando um valor justo na hora de adquirir um presente ou escolher um local para o almoço em família. Pela primeira vez, o Procon comparou os preços dos almoços em churrascarias de São Paulo, e constatou que os valores variaram em até 450%.
A coleta de dados foi realizada entre os dias 23 e 30 de julho, e o Procon dividiu a pesquisa em três categorias: produtos eletrônicos, perfumes masculinos e churrascarias. No caso dos produtos eletrônicos, foram comparados 46 itens, incluindo smartphones, notebooks e smartwatches vendidos por Carrefour, Casas Bahia, Extra, Magazine Luiza, Ponto Frio e Amazon. As diferenças de preços foram de 32,58% para smartphones e 41,15% para notebooks. A maior disparidade de preço foi encontrada nos smartwatches, atingindo 92,68%.
Quanto aos perfumes, 23 itens de diversas marcas tiveram seus preços comparados em sites como Beleza na Web, Época Cosméticos, Lojas Renner, Sephora e Zattini. A maior diferença de preço encontrada foi de 83,41% para o perfume da marca Calvin Klein, Ck In2U Masculino Eau de Toilette, de 100 ml.
No que diz respeito às churrascarias, as famílias paulistanas costumam escolher esses estabelecimentos para celebrar o Dia dos Pais. O Procon incluiu os preços dos rodízios em sua pesquisa, revelando uma variação de 450% nos preços cobrados aos domingos em 50 churrascarias nas diferentes regiões da capital. A pesquisa apontou que o preço médio de um rodízio aos domingos ficou em R$ 108,19.
O Procon oferece algumas recomendações aos consumidores, como pesquisar em lojas virtuais, atentar para as taxas de juros ao parcelar compras no cartão, verificar as informações dos perfumes em português, exigir a nota fiscal sempre, e lembrar que a gorjeta em restaurantes não é obrigatória. Além disso, os estabelecimentos não podem cobrar taxas extras por desperdício de alimentos deixados no prato. Confira a pesquisa completa aqui.
Com informações da Agencia Brasil