Economia brasileira fica na lanterna em crescimento

Por Redação
2 Min

O Ministério da Fazenda avaliou na quarta-feira, 1º de junho, que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre deste ano, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirma a continuidade da "mais intensa recessão de nossa história".

Continua depois da Promoção

"As estatísticas das Contas Nacionais hoje divulgadas confirmaram que, no primeiro trimestre como resultado essencialmente de desenvolvimentos domésticos, teve continuidade a mais intensa recessão de nossa história, a qual, dentre outros aspectos, gerou um contingente de 11 milhões de desempregados", diz o ministério em nota divulgada nesta quarta-feira.

A expectativa da Pasta, entretanto, é de que, nos próximos trimestres, "em grande parte como consequência da implementação tempestiva de iniciativas recentemente anunciadas, deve ter início o processo de recuperação da economia brasileira".

De acordo com os números divulgados hoje pelo IBGE, o PIB brasileiro recuou 0,3% no primeiro trimestre deste ano em relação ao quarto trimestre de 2015. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o recuo foi de 5,4%.

Continua depois da Promoção

Lanterna

RecessãoO desempenho da economia brasileira no primeiro trimestre colocou o Brasil na última posição em uma lista de 31 países, segundo ranking de desempenho elaborado pela agência de classificação de risco brasileira Austin Rating.

O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro caiu 0,3% em comparação com os três meses anteriores e 5,4% na comparação contra o primeiro trimestre de 2015 – a oitava contração seguida da economia.

"Dessa vez, o Brasil foi superado pelas economias da Grécia, Ucrânia e Rússia, que nas edições anteriores estavam com desempenho piores. Outras economias que apresentaram resultados muito ruins nas edições anteriores, como a Venezuela, até o momento não divulgou seus resultados", destaca o relatório assinado pelo economista-chefe Alex Agostini.

O ranking compara os PIB’s dos países que já publicaram resultado referente ao 1º trimestre de 2016.

Compartilhe Isso
- Advertisement -