78 anos de São Francisco do Conde tem Ato Cívico e entrega de novos leitos do HDACAL

Por Redação
4 Min

sfc-ato-civicoA Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde promoveu na última quarta-feira, dia 30 de março, um ato cívico em homenagem aos 78 anos de Emancipação Política do município. Diversas autoridades reuniram-se em frente à Praça da Independência para prestigiar o desfile de fanfarras, grupos culturais (Paparutas, capoeira, Frutos do Conde e Coral das Marisqueiras) e atletas municipais. Entre as autoridades: o prefeito Evandro Almeida, o deputado estadual Pastor Sargento Isidório, secretários municipais, vereadores e assessores especiais. A comunidade também participou em peso, além dos servidores municipais.

Continua depois da Promoção

Dentre os participantes do desfile estiveram: os pelotões do Instituto Municipal Luiz Viana Neto, da Cruz Rios, do CEAS – Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber e CECBA – Centro Educacional Claudionor Batista. Além desses também estiveram os representantes da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer – SECEL, atletas do judô e karatê do Caípe e da sede, esportistas da APAE e as mulheres que compõem o grupo As Poderosas. Tiveram ainda representantes das secretarias municipais da Saúde – SESAU e da Cultura e Turismo – SECULT, SAMU, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Civil e o Fórum de Resistência Jovem.

Hoje, 78 anos de emancipação desta cidade, é um dia de festa, de comemoração. São Francisco do Conde é uma cidade que tem uma história belíssima, é uma cidade que participou ativamente das lutas pela Independência. A sua emancipação representa a emancipação desse povo, comemorar esse dia significa comemorar os avanços e vitórias que a gente tem conquistado até aqui”, disse Ana Christina Oliveira, secretária da Educação.

Fico muito feliz em ver o povo de São Francisco do Conde participando de mais uma festa de emancipação. Quero dizer que estaremos aqui com o compromisso de trabalhar pelo povo franciscano e a cada dia fazer mais e melhor”, declarou o prefeito Evandro Almeida. Evandro falou ainda sobre a homenagem a Dr. Francisco, com a entrega de 20 novos leitos no HDACAL – Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima. “Essa homenagem é justa, porque esse homem lutou por São Francisco do Conde, escreveu seu nome na história dessa cidade e nós temos que respeitar isso”, concluiu.

Continua depois da Promoção

Após o ato cívico, a Prefeitura entregou à comunidade franciscana 20 novos leitos no Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima, que fica localizado na Rua Rodolfo Tourinho. A nova ala que compõe os leitos recebeu o nome de Dr. Francisco Alves – uma homenagem a este médico que tanto se dedicou ao povo franciscano.

Saúde e educação têm sido prioridade nesta gestão e nós temos trabalhado muito por isso. Hoje é dia de festa. São Francisco do Conde está completando 78 anos de Emancipação e quem ganha o presente é a comunidade. Hoje estaremos entregando 20 leitos no nosso hospital. Desde que esse hospital existe eram 33 leitos e nós estamos entregando hoje mais 20. Essa nova ala leva o nome de um dos homens mais dedicados às causas de São Francisco do Conde, Dr. Francisco Alves, e isso é motivo de orgulho para todos nós”, declarou o secretário da Saúde, Beto Maria.

As comemorações ao aniversário de emancipação seguiram a noite com as apresentações de Bell Marques e Banda Lá em trios elétricos na Orla Marítima da cidade.

Compartilhe Isso
- Advertisement -