Às vésperas do Copom, encontro entre Haddad e Campos Neto em São Paulo

Por Redação
2 Min

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, será recebido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), em uma reunião marcada para a tarde desta quinta-feira (2) no gabinete da pasta em São Paulo (SP). O encontro está agendado para as 14 horas.

Segundo a agenda oficial da presidência do BC, os dois discutirão “assuntos governamentais”. A Fazenda, no entanto, não divulgou detalhes sobre a pauta da reunião.

Essa conversa entre Haddad e Campos Neto ocorre um dia após a agência de classificação de risco Moody’s anunciar a revisão da perspectiva da nota de crédito (rating) do Brasil, passando de “estável” para “positiva.

Na próxima semana, Campos Neto liderará mais uma reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC nos dias 7 e 8 de maio para decidir a nova taxa básica de juros da economia brasileira (Selic), com o anúncio previsto para quarta-feira, dia 8.

Atualmente, a Selic está em 10,75% ao ano, após seis reduções consecutivas de 0,5 ponto percentual. O aumento das preocupações do mercado com a questão fiscal do país, especialmente após a decisão do governo de adiar a meta de zerar o déficit primário de 2024 para 2025, tem levado a uma reversão nas expectativas.

Muitos analistas apostam que o Copom reduzirá o ritmo de queda dos juros, optando por um corte de 0,25 ponto percentual. Até o momento, Campos Neto não se pronunciou publicamente sobre o assunto ou deu qualquer indicação sobre a decisão a ser tomada.

Compartilhe Isso
- Advertisement -