O inovador modelo de aeronave de asa mista da JetZero recebe aprovação da FAA
Um modelo de aeronave de demonstração da JetZero, que possui um design de asa mista, já recebeu a aprovação da FAA, a Federação de Aviação dos EUA, para realizar suas primeiras decolagens e testar o protótipo. Os detalhes foram divulgados pelo site New Atlas.
O design de asa mista desse avião é inovador, combinando a fuselagem e as asas em um único formato que lembra a fusão entre um avião comercial convencional e um jato militar.
A JetZero afirma que essa abordagem aerodinâmica mais eficiente, onde praticamente toda a estrutura atua como superfície de sustentação, poderia reduzir em até 50% o consumo de combustível em comparação com um jato padrão.
Leia Também
Essa maior eficiência no uso de combustível poderia representar um avanço considerável na indústria aeronáutica, reduzindo significativamente os custos operacionais e viabilizando voos transcontinentais de longo alcance com mais facilidade.
Benefícios do uso de um avião de asa mista da Jet Zero
A combinação dos benefícios de economia e eficiência do avião de asa mista da JetZero com projetos de motores de aviação limpos, como os movidos a bateria, hidrogênio ou amônia, poderia levar a avanços ainda maiores.
Além disso, o design de asa mista oferece mais espaço para carga e passageiros, o que seria uma ótima vantagem para quem já enfrentou apertos em voos longos por falta de espaço.
Quando o projeto de asa mista da Jet Zero estará pronto para uso comercial?
- No ano passado, a JetZero anunciou parcerias com a Força Aérea dos EUA, a NASA e a FAA com o objetivo de colocar seu avião comercial de asa mista em serviço até 2030.
- Recentemente, foi divulgado um contrato fechado com a Força Aérea para a construção de um protótipo que deverá estar pronto até 2027.
- A empresa comemorou a concessão do Certificado de Aeronavegabilidade pela FAA para seu demonstrador de menor escala, conhecido como Pathfinder.
- O modelo de menor escala possui uma envergadura de 7 metros, representando apenas 12,5% do tamanho da aeronave de escala real.