Descoberto distintivo raro que pode ajudar pesquisadores a mapear rotas de peregrinos cristãos na Idade Média. Feito de chumbo e estanho, ornamento circular com desenho de criatura mitológica similar a um dragão foi encontrado no sudeste da Polônia. Esse tipo de distintivo era utilizado por peregrinos cristãos na Idade Média para identificação e proteção durante suas longas jornadas. Em sua maioria, esses ornamentos apresentavam diferentes formas, como espirais, quadrados, cruzes, escudos e até mesmo figuras de santos, cavaleiros e animais (reais ou mitológicos).
Um dos exemplares mais antigos desse tipo, datado do século XI e encontrado em toda a Europa, tem a forma de uma concha e indicava que o portador estava em peregrinação no Caminho de Santiago, em direção a Santiago de Compostela, na Espanha. Já o distintivo mais recente, descoberto em Wólka Nieliska, vila localizada a cerca de 210 quilômetros de Varsóvia, é o primeiro a apresentar a figura de um dragão mitológico. Embora o significado exato desta imagem seja desconhecido, vale ressaltar que o dragão é também o símbolo oficial da cidade russa de Kazan, o que pode indicar uma ligação entre o peregrino e o local.
Durante grande parte da Idade Média, Kazan foi governada por um estado tártaro islâmico que proibia representações artísticas de pessoas ou animais. A imagem do dragão como símbolo da cidade surgiu somente após a queda do regime nas mãos dos invasores russos cristãos na década de 1550.
Outros dispositivos semelhantes foram encontrados em museus europeus. O achado do distintivo com a criatura mitológica foi feito em janeiro deste ano pelo arqueólogo independente Tomasz Murzyński. Por ser considerado um achado histórico, o artefato foi entregue ao curador provincial de monumentos históricos em Lublin, cidade vizinha. Vários emblemas de peregrinos medievais foram descobertos em diferentes locais da Polônia, incluindo seis na cidade de Stargard, ao noroeste do país, e estão expostos em museus por toda a Europa Ocidental. As informações são do Live Science.
Artefato medieval encontrado na Polônia com dragão mitológico
Por
Redação

Artefato medieval encontrado na Polônia com dragão mitológico | Foto: Reprodução
Pesquise no site
Ultimas Noticias
- Ataque a tiros na Bahia resulta em dois mortos e um ferido
- Com o Sport quase na Série B, presidente anuncia saída do clube
- PF detecta indícios de que esquema do INSS persistiu na gestão Bolsonaro
- Poligamia em Foco: Marido e Quatro Esposas Revelam Segredos
- Amanhã em Montevidéu: Início do Simpósio FAPESP Day Uruguay
- STJD adia julgamento de Vitor Roque para o dia de Palmeiras x Vitória
- Ex-deputado Ewerton Almeida morre aos 84 anos
- Sacha Bali Quase Desiste: Motivo Surpreendente na Luta
- Alex Alves, eterno Lekinho: 13 anos de saudade e legado imortal
- ACM Neto reúne prefeitos e lideranças em Coité no “Natal Luz”
