A renomada poeta norte-americana Ada Limón foi selecionada para realizar a palestra de abertura do South by Southwest (SXSW) 2024, que acontecerá no Texas, nos Estados Unidos. A conferência terá início na sexta-feira (dia 8) e se estenderá até o dia 16 de março.
Durante o evento, Limón, conhecida por suas colaborações com a Nasa, subirá ao palco ao lado de Lori Glaze, diretora da Divisão de Ciência Planetária da agência espacial. A poeta escreveu um poema que será gravado na espaçonave Europa Clipper, da Nasa, que será lançada rumo a uma das luas de Júpiter, Europa, em outubro de 2024. Este será um dos temas abordados durante a sessão intitulada “Explore o espaço e a poesia com a Nasa”, marcada para o dia 8, às 13h (horário de Brasília).
Ada Limón, natural da Califórnia e autora de seis livros de poesia, incluindo “The Carrying”, que recebeu o National Book Critics Circle Award e a colocou entre as mulheres do ano pela revista Time. Com 48 anos, Limón estudou teatro na Universidade de Washington e obteve seu mestrado em Belas Artes na Universidade de Nova York.
Leia Também
Após concluir seus estudos, a poeta recebeu uma bolsa de estudos para residir e escrever no Provincetown Fine Arts Work Center em Massachusetts, uma iniciativa sem fins lucrativos que apoia artistas visuais e escritores emergentes. Além disso, Limón foi contemplada com uma bolsa da New York Foundation for the Arts e ganhou o prêmio de poesia do Chicago Literary Award.
Durante seus 12 anos na cidade de Nova York, Limón colaborou com revistas renomadas como Martha Stewart Living, GQ e Travel + Leisure. Atualmente, a autora reside na Califórnia, onde se dedica à escrita e ao ensino.
Seu primeiro livro, “Lucky Wreck”, foi publicado em 2006, logo após sua formação acadêmica. A autora lançou também em 2006 “This Big Fake World”, ambos os livros laureados com prêmios locais. Seu terceiro trabalho, “Rivers”, só foi publicado em 2010. O quarto livro, “Bright Dead Thing”, lançado cinco anos depois, foi finalista do National Book Award for Poetry.
O grande destaque veio com o lançamento de “The Carrying” em 2018, que foi premiado com o National Book Award for Poetry. Seu último trabalho, “The Hurting Kind”, foi lançado em 2023. Os poemas de Limón já foram publicados em veículos como a revista The New Yorker e o jornal Harvard Review, e agora um deles será enviado ao espaço.
Sobre o SXSW, o evento é reconhecido como uma das maiores feiras de tecnologia, música, inovações e cultura do mundo, atraindo profissionais globais e trazendo diversas atrações de diferentes países. Entre as atividades oferecidas estão palestras, apresentações, exibições de filmes e produtos para TV, oportunidades de networking, competições de tecnologia e cerimônias de premiação.
O SXSW é um espaço que promove o encontro e a troca de conhecimentos e experiências, sendo um ambiente propício para a inovação e a inspiração. Este ano, Ada Limón será a responsável por abrir a conferência, trazendo sua poesia e sua visão única para o universo do SXSW 2024.