Alinhamento de cinco planetas poderá ser visto a olho nu nesta sexta-feira (24)

0

Um alinhamento, raro de acontecer, entre Saturno, Júpiter, Marte, Vênus e Mercúrio vai ocorrer na madrugada desta sexta-feira (24) para sábado (25). A conjunção, nomeclatura aplicada pelos cientistas, poderá ser vista em todo o Brasil sem uso de telescópio ou binóculo. Eles já estão se alinhando há dias, mas somente hoje ficarão perfeitamente posicionados.
O professor Carlos Fernando Jung, pesquisador e proprietário do Observatório Espacial Heller & Jung, destaca em entevista concedida ao site R7, que a Lua ficará entre Vênus e Marte no céu e que além disso, Netuno e Urano também estarão enfileirados, mas são muito pequenos e escuros para ser observados da Terra.

“Mercúrio e Vênus, por exemplo, não são vistos em horários avançados da noite, pois sempre aparecem no céu em regiões mais próximas do Sol, pelo fato de terem órbitas mais próximas do Sol do que a Terra. Isso significa que eles serão visíveis em momentos pouco antes do Sol nascer ou pouco depois do Sol se pôr, ou seja, ou no fim da madrugada ou no início da noite”, explica.

Marte, Júpiter e Saturno são visíveis na maior parte do ano em qualquer horário da noite, a menos que estejam numa posição do céu perto do Sol, o que não é o caso nos próximos dias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.