Clarão visto no céu da Bahia é de foguete lançado pela China

0

Diversas pessoas se impressionaram com um clarão no céu baiano na noite desta segunda-feira, 23. O fenômeno não passa de um foguete lançado pela China na superfície lunar. O objetivo de ser a primeira nação a trazer de volta rochas lunares e amostras de solo em mais de quatro décadas.
A passagem do foguete pôde ser vista em vários municípios do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Bahia. Ao portal G1, o astrônomo Dennis Weaver explica que a “nuvem” brilhante que apareceu no céu “é a ejeção dos gases de queima que dão o empuxo para o foguete sair da Terra com missão para a Lua”.

A confirmação de que se trata de uma aeronave chinesa, segundo o astrônomo, é possível com cruzamento de informações com a rota do foguete.

É a primeira tentativa de trazer de volta rochas lunares desde 1976 e da missão não tripulada Luna 24, realizada com sucesso pela antiga União Soviética.

A sonda chinesa deve pousar na Lua no final de novembro. A devolução das amostras à Terra deve ocorrer no começo ou em meados de dezembro.

Não é a primeira vez que a China lança uma espaçonave para a Lua. As missões Chang’e 3 (em 2013) e Chang’e 4 (iniciadas em 2018) já conseguiram pousar na lua dois pequenos robôs de controle remoto, os chamados “Coelhos de Jade”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Secured By miniOrange