Professor da USP é Homenageado com Prêmio da Fundação Alexander von Humboldt

Por Redação
3 Min

Professor do ICMC-USP Recebe Prêmio Friedrich Wilhelm Bessel 2025

O professor Francisco Aparecido Rodrigues, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), campus de São Carlos, foi selecionado para receber o Prêmio Friedrich Wilhelm Bessel 2025. Esse reconhecimento é uma iniciativa da Fundação Alexander von Humboldt, na Alemanha, que valoriza pesquisadores que se destacam globalmente em diversas áreas do conhecimento.

Benefícios do Prêmio

O Prêmio Bessel inclui apoio financeiro para que o premiado realize uma pesquisa prolongada na Alemanha, possibilitando o desenvolvimento de novos projetos e intercâmbio com instituições de ensino e pesquisa locais. Além disso, ao conquistar a honraria, Rodrigues integra oficialmente a comunidade científica da Fundação Humboldt, abrindo portas para futuras oportunidades de financiamento.

Impacto e Relevância

“Fiquei bastante surpreso porque achei que minhas chances eram mínimas. É uma premiação muito concorrida”, afirmou Rodrigues em entrevista à Assessoria de Comunicação do ICMC-USP. O professor expressou sua satisfação não apenas pelo prêmio, mas também pelo potencial benefício que isso traz para o ICMC, permitindo solicitar recursos para equipamentos e projetos a instituições reconhecidas internacionalmente.

Fatores de Seleção

Três aspectos foram determinantes para a escolha do professor: sua dedicação à formação de novos pesquisadores, seu compromisso com a divulgação científica e sua produção científica relevante. Rodrigues orientou alunos que hoje se destacam em instituições de renome, como Harvard University, e empresas líderes como Google e Microsoft. “Isso foi mencionado explicitamente na carta de recomendação. Eles dão muito valor à formação de novos pesquisadores”, explicou.

Pesquisa com Impacto Social

As pesquisas do professor Rodrigues têm um impacto social significativo. Em colaboração com pesquisadores alemães, ele desenvolve métodos computacionais que utilizam inteligência artificial para melhorar o diagnóstico de transtornos mentais, como Alzheimer, autismo, esquizofrenia, Parkinson e depressão. “Tradicionalmente, esse diagnóstico depende muito da experiência clínica. Nós buscamos criar métodos baseados em imagens de ressonância magnética que possam oferecer medidas objetivas. São resultados que realmente poderão transformar vidas”, concluiu.

Esta conquista não só destaca o trabalho individual de Rodrigues, mas também ressalta o papel do ICMC-USP como um centro de excelência em pesquisa e inovação na área de ciências matemáticas aplicadas.

Informações da Agência FAPESP

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso