Agência FAPESP – O Grupo L’Oréal no Brasil revelou as vencedoras da edição de 2025 do programa Para Mulheres na Ciência. Esta importante iniciativa, em colaboração com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), visa reconhecer e apoiar mulheres cientistas em várias áreas do conhecimento.
Em seu 20º ano no Brasil, a premiação destacou oito pesquisadoras que receberam bolsas-auxílio de R$ 50 mil. As áreas contempladas incluem Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Matemática, com a inclusão inédita de Ciências da Engenharia e Tecnologia.
Das ganhadoras, cinco têm vínculos com a FAPESP. São elas:
- Juliana Hipólito de Sousa – Instituto Nacional da Mata Atlântica (Ciências da Vida)
- Sonaira Silva – Universidade Federal do Acre (Ciências da Vida)
- Renata Rojas Guerra – Universidade Federal de Santa Maria (Ciências Matemáticas)
- Thais Azevedo Enoki Liarte – Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP) (Ciências Físicas)
- Vanessa do Nascimento – Universidade Federal Fluminense (Ciências Químicas)
O programa Para Mulheres na Ciência tem um legado poderoso ao longo dos últimos 20 anos, premiando mais de 140 pesquisadoras e investindo mais de R$ 7 milhões em projetos que impulsionam o avanço científico no Brasil.
A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu em 4 de dezembro de 2025, no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro. Esta iniciativa faz parte de um projeto global que anualmente beneficia mais de 350 jovens cientistas em 110 países.
Para conferir a lista completa das vencedoras, visite o site da ABC.
Informações da Agência FAPESP
Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.

