Guia Prático para Profissionais da Atenção Primária: Orientações de Conduta em Saúde Mental

Por Redação
2 Min

O Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e o Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba), em colaboração com o Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM), lançaram um Guia Rápido para Avaliação e Intervenção em Saúde Mental na Atenção Primária. Este recurso é destinado a profissionais de saúde e busca oferecer suporte na condução de casos comuns, reunindo orientações práticas sobre reconhecimento, manejo e encaminhamento de pacientes com diversas necessidades.

Objetivos do CISM

O CISM, que atua como um dos Centros de Pesquisa Aplicada (CPAs) da FAPESP, está localizado na Universidade de São Paulo (USP) e conta com parcerias com universidades federais de São Paulo (Unifesp) e do Rio Grande do Sul (UFRGS). O guia é resultado do projeto “Intervenção Educativa em Saúde Mental”, que visou capacitar profissionais da rede de Atenção Básica em Jaguariúna (SP). Durante este projeto, foram ministradas 18 aulas de forma remota.

Conteúdo do Guia

Com 82 páginas organizadas em tópicos, o manual aborda questões frequentes relativas à saúde mental, desde problemas na infância e adolescência, como TDAH e atrasos no desenvolvimento, até condições que impactam adultos. O guia sintetiza 15 situações comuns enfrentadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Temas Abordados

Os temas tratados vão desde desatenção e irritabilidade na infância até condições prevalentes na vida adulta, como ansiedade. A psiquiatra Fernanda Lucia Capitanio Baeza, pesquisadora do CISM e uma das organizadoras do guia, ressalta a importância destes tópicos na prática diária.

Acesso ao Guia

O guia pode ser baixado gratuitamente em: mailchi.mp/cism/guiarapido. Para solicitar a versão impressa, também gratuita, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail comunicacao@cism.org.br.

Conclusão

Essa iniciativa é fundamental para melhorar a atuação dos profissionais de saúde na Atenção Primária, contribuindo para o manejo eficaz das condições de saúde mental. A publicação representa um passo importante em direção à capacitação e ao suporte de casos na comunidade.

Informações da Agência FAPESP

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso