Uma pesquisa conduzida pela Universidade de São Paulo (USP) e pelo Centre de Recherche en Neurosciences de Lyon (França) investiga a diversidade do olfato em diferentes culturas e está em busca de voluntários para responder a um questionário.
O estudo tem como foco analisar a importância do olfato no cotidiano dos brasileiros. O mesmo questionário será aplicado em vários países, permitindo uma comparação cultural significativa.
Esta iniciativa nasceu do estágio da graduanda Isabella de Oliveira Escarminio no exterior, financiado por uma bolsa da FAPESP, que foi realizada em Lyon. Durante sua pesquisa, a estudante avaliou a relação entre características moleculares e percepções olfativas, analisando estruturas moleculares de odorantes.
O questionário é aberto a todos os adultos, independentemente de terem um olfato alterado, reduzido, normal ou altamente desenvolvido. Ele contém uma série de perguntas com opções de respostas e também permite respostas livres.
Os resultados desta investigação serão apresentados em congressos científicos, publicados em revistas acadêmicas e poderão servir para fins educacionais, contribuindo para um melhor entendimento da percepção olfativa.
Para participar, acesse o questionário em https://form.crnl.fr/index.php/885479?lang=pt-BR. O preenchimento levará aproximadamente 25 minutos.
Informações da Agência FAPESP
Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.

