Enio Longo Representa o Brasil no Festival Internacional de Nanoarte 2025 no Japão
O artista e pesquisador Enio Longo, do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), participou do Festival Internacional de Nanoarte 2025, realizado no Japão de 16 a 23 de novembro. Este festival é promovido pela NanoArt 21 e pela Academia de Nanoarte, com curadoria do cientista e artista Cris Orfescu, da Universidade de Shizuoka.
O CDMF, reconhecido como um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP, está localizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O festival japonês ocorreu em paralelo à 17ª Conferência Internacional de Física de Materiais Avançados, organizada pela Universidade Alexandru Ioan Cuza de Iasi, em colaboração com várias instituições acadêmicas internacionais.
Enio Longo, considerado um dos pioneiros da nanoarte no Brasil, faz parte do núcleo de criatividade do Projeto Nanoarte do CDMF. Entre suas cinco obras selecionadas para a exposição estão: “Vibrações”, “Dança das Cores”, “Universo em Harmonia”, “Torre de Babel” e “Labirinto”, a última das quais presta homenagem a grandes mestres do cinema, como Luis Buñuel e Akira Kurosawa.
Longo teve a oportunidade de dividir espaço com artistas e cientistas renomados de todo o mundo, incluindo Andrey Maximov, Nargi Azgarova e Dorothea Fleiss, entre outros.
Esse festival internacional destaca a importância da nanoarte como uma nova forma de expressão artística, mostrando a interseção entre ciência e criatividade. As obras de nanoarte, como as de Longo, estão ganhando reconhecimento global, colocando o Brasil em evidência no cenário internacional da arte e da inovação tecnológica.
Palavras-chave: Enio Longo, Festival Internacional de Nanoarte, CDMF, nanoarte, ciência e arte, exposições de arte, Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais, nanossciência, inovação artística, Brasil no Japão, eventos internacionais.
Informações da Agência FAPESP
Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.

