Chamada FAPESP e ANII para Financiamento de Pesquisadores
A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a ANII (Agencia Nacional de Investigación e Innovación) anunciaram uma nova chamada para financiar visitas de pesquisadores vinculados a instituições do Uruguai e do Estado de São Paulo. A iniciativa visa fortalecer as colaborações científicas entre os dois países.
Acordo de Cooperação Científica
Desde 2023, a FAPESP e a ANII mantêm um acordo de cooperação científica que inclui a realização de eventos como o FAPESP Day Uruguay, promovido em Montevidéu, entre 13 e 14 de novembro. O simpósio reuniu cientistas de São Paulo e do Uruguai, com o intuito de fomentar parcerias em áreas estratégicas.
Programa FAPESP para o Atlântico Sul e Antártica
Este edital está alinhado com o Programa FAPESP para o Atlântico Sul e Antártica (PROASA). As instituições selecionadas deverão fortalecer uma rede científica interdisciplinar e multilateral, envolvendo novos parceiros internacionais e colaborando em desafios científicos comuns.
Leia Também
Propostas de Visitas Científicas
As visitas científicas de curta duração devem ser preparadas por um pesquisador responsável de São Paulo e outro do Uruguai. O principal objetivo é desenvolver propostas para a chamada CRA Ocean 2 do Belmont Forum, que apoia pesquisas sobre a biodiversidade e sustentabilidade dos ecossistemas.
Prioridades da Chamada Bilateral
As propostas submetidas terão prioridade se resultarem em novas parcerias e cooperação multilateral, abordando temas relevantes como:
- Conservação da biodiversidade e soluções baseadas na natureza.
- Integração entre oceano, biodiversidade e clima.
- Governança oceânica e ética.
Financiamento e Submissão
A FAPESP financiará a vinda de pesquisadores uruguaios por meio do Auxílio Pesquisador Visitante, com duração de até 12 meses. As submissões devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) até 23 de janeiro de 2026.
Para mais detalhes, acesse a chamada disponível em fapesp.br/17900.
Informações da Agência FAPESP
Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.

