Um projeto desenvolvido no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) foi selecionado como o único brasileiro no programa Google Academic Research Award 2025 (Gara). A iniciativa premiou 46 pesquisas em computação e tecnologia globalmente, cada uma recebendo US$ 100 mil.
Pesquisa Vencedora: Inteligência Artificial e Educação
A proposta vencedora é resultado da união de dois projetos realizados no IME-USP:
-
Programa de Iniciação Científica para Estudantes Medalhistas (iCEM) – Criado em 2024, oferece bolsas de iniciação científica e suporte a calouros medalhistas das Olimpíadas do Conhecimento.
- Centro de Ciência para o Desenvolvimento: Inteligência Artificial para Matemática e Aprendizagem Inovadora (CCD-IAMAI) – Recentemente lançado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o centro desenvolve tecnologias de inteligência artificial para o ensino de matemática nas escolas públicas.
Roberto Marcondes Cesar Junior, professor do IME-USP e investigador principal do projeto premiado, salienta a importância de dominar fundamentos em cálculo e álgebra linear para desenvolver sistemas de IA confiáveis e éticos. Ele enfatiza a colaboração entre alunos notáveis e o CCD-IAMAI como uma forma de promover uma aplicação responsável da inteligência artificial.
Google PhD Fellowship para Pesquisas em IA
Além do Gara, dois bolsistas da FAPESP foram selecionados para o Google PhD Fellowship 2025, que oferece US$ 15 mil anuais por dois anos e mentoria com pesquisadores da empresa.
Projeto em Análise Genética
Breno Livio Silvio de Almeida, doutorando do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), foi um dos seleccionados. Sua pesquisa foca na "linguagem da vida" – o código genético do DNA e sua tradução em proteínas, utilizando técnicas de inteligência artificial, como grandes modelos de linguagem (LLMs).
Almeida explica que, assim como os LLMs detectam padrões na linguagem humana, eles podem ler a "linguagem da vida" para explorar o potencial da natureza. A pesquisa analisa dados genéticos de comunidades de microrganismos, permitindo identificar sinais evolutivos que podem ter aplicações na medicina e na indústria.
Contribuições à Ciência da Computação
André de Carvalho, professor do ICMC-USP e orientador de Almeida, destaca a relevância da pesquisa não apenas para a biologia, mas também para os avanços em ciência da computação. A abordagem de treinamento artificial adotada permite que profissionais de várias áreas desenvolvam soluções com base em modelos treinados.
Algoritmos Aprimorados por Aprendizado
Lucas de Oliveira Silva, também selecionado para o Google PhD Fellowship 2025, está realizando sua pesquisa no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC-Unicamp). Sua investigação foca na identificação de problemas que podem ser resolvidos com aprendizado de máquina e aqueles que permanecem intratáveis, mesmo diante dessa tecnologia.
Silva explica que, por meio da otimização combinatória, busca delimitar matematicamente os limites do aprendizado de máquina. A aplicação desse estudo abrange desde logística até o lançamento de satélites.
Lehilton Lelis Chaves Pedrosa, professor da Unicamp e orientador de Silva, comenta que o campo de Algoritmos Aprimorados por Aprendizado é emergente e essencial para o desenvolvimento acadêmico no Brasil, especialmente em um momento onde essa tecnologia está ganhando força globalmente.
Conclusão
Esses projetos destacam a crescente importância da inteligência artificial na educação e na ciência da computação no Brasil, além de abrir portas para inovações futuras em diversas áreas. A colaboração entre instituições acadêmicas e iniciativas como o Google PhD Fellowship tem o potencial de transformar a pesquisa científica e tecnológica no país.
Informações da Agência FAPESP

