Chamada para Novos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs)
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) lançou um edital para a criação de novos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) nas áreas de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias. Os centros selecionados podem receber até R$ 8 milhões por ano, com possibilidade de financiamento por um período de cinco anos, que pode ser renovado até um máximo de 11 anos. Avaliações periódicas serão realizadas para decidir sobre a continuidade de cada centro. O total disponível para o Programa CEPID é de R$ 200 milhões.
Os CEPIDs devem desenvolver pesquisas fundamentais ou aplicadas que sejam ousadas e de nível internacional. As pesquisas precisam abordar temas relevantes e contribuir para a inovação, especialmente através da transferência de conhecimento. Além disso, os centros têm a responsabilidade de realizar atividades educacionais e promover a difusão do conhecimento.
“O Programa CEPID se tornou um dos mais impactantes da FAPESP”, afirma o diretor científico. “Por ser um programa de longa duração, ele possibilita avanços contínuos em áreas relevantes da pesquisa, sempre focando na disseminação do conhecimento.”
Desde a primeira chamada de propostas em 2000, quando foram selecionados 11 centros, a FAPESP já realizou edições que resultaram na criação ou renovação de 17 centros em 2011. Em 2021, a fundação anunciou o lançamento de seis editais em diferentes áreas de conhecimento. Este edital atual é o quinto, focando em Ciências Exatas e da Terra e Engenharias.
Os temas que são continuidade dos CEPIDs vigentes não serão aceitos neste edital, nem propostas de pesquisadores de centros que já participaram de mais de uma chamada.
Os interessados em submeter suas pré-propostas têm o período de 5 a 27 de janeiro de 2026 para fazê-lo.
Para mais informações, acesse fapesp.br/17875.
Informações da Agência FAPESP
Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.

