A FAPESP anunciou sua participação na edição 2026 da chamada Bioeconomy International do Ministério Federal de Pesquisa, Tecnologia e Espaço da Alemanha (BMFTR, antigo BMBF). Esta iniciativa visa fomentar a bioeconomia por meio de colaborações internacionais e inovações sustentáveis.
Oportunidades para Pesquisadores Paulistas
A FAPESP, como parte de um acordo de cooperação científica com o BMFTR, está oferecendo suporte a pesquisadores de São Paulo. O foco é a formação de consórcios com universidades, centros de pesquisa e empresas alemãs para desenvolver projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Temáticas de Pesquisa
Os projetos colaborativos devem abordar ao menos um dos três blocos de pesquisa:
- Conhecimento Biológico: Elemento-chave para a bioeconomia.
- Tecnologias Convergentes: Colaboração transdisciplinar envolvendo digitalização, inteligência artificial, nanotecnologia, automação e miniaturização.
- Transferência para Aplicação: Foco em redes de criação de valor.
Além dessas áreas, conforme os detalhes da chamada Bioeconomy International, os projetos devem estar relacionados a temas como bioprocessos sustentáveis para a indústria e novos produtos da bioeconomia.
Normas e Prazo
As propostas devem seguir as normas de Auxílio à Pesquisa Regular, incluindo as condições orçamentárias. A duração dos projetos pode ser de até 36 meses.
Submissão de Propostas
A data-limite para a submissão de propostas é 7 de novembro. Para mais informações, acesse a chamada de propostas em: fapesp.br/17864.
Essa oportunidade representa uma valiosa chance para fortalecer a pesquisa e a inovação no Brasil, contribuindo para um futuro sustentável focado na bioeconomia.
Informações da Agência FAPESP
Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.

