Conferências FAPESP 2025: Adaptação das Cidades às Mudanças Climáticas
A série Conferências FAPESP 2025 retorna em 26 de setembro com o tema “Contribuições para a COP30: Adaptando Cidades 1,5 °C Mais Quentes”. O evento contará com a renomada professora Denise Duarte, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Ela é também destacada pela sua atuação no programa Erasmus Mundus Joint Master on Urban Climate and Sustainability (MUrCS) e coordenadora de dois projetos da FAPESP focados em resiliência e adaptação às mudanças climáticas nas cidades.
Pesquisas e Contribuições
Denise Duarte é pesquisadora associada a dois Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs) da FAPESP, atuando nas áreas de segurança hídrica, alimentar e biodiversidade. Sua experiência inclui contribuições significativas para políticas públicas em São Paulo e São José dos Campos. Além disso, foi revisora especialista do Grupo de Trabalho II (WGII) para o Sexto Relatório de Avaliação (AR6) do IPCC e é autora principal no IPCC Special Report on Climate Change and Cities (SRCities AR7).
Agenda do Evento
Este evento é parte de uma série de debates que visa reunir a comunidade acadêmica para contribuir com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém (PA) em novembro. A conferência abordará como as cidades podem reduzir as emissões de gases de efeito estufa em setores como mobilidade, uso de energia, infraestrutura e planejamento urbano, além de discutir alternativas de adaptação ao novo clima.
Inscrição e Detalhes
Os interessados em participar da conferência podem se inscrever gratuitamente pelo site da FAPESP. O evento acontecerá das 10h às 11h30, no auditório da FAPESP, localizado na Rua Pio XI, 1.500, Alto da Lapa, São Paulo.
Para mais informações, acesse fapesp.br/17702/.
Informações da Agência FAPESP
Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.