A Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de São Paulo (USP) uniram forças para desenvolver o projeto “Dicionário Sonoridades da Cena: termos e conceitos”. Com a participação de 65 pesquisadores, a obra será publicada em seis volumes a partir de 2026, com o objetivo de compilar um dicionário sobre os termos e conceitos relacionados ao som na cena teatral.
Coordenação do Projeto
O projeto é coordenado por César Lignelli, professor da UnB, e Rafaella Uhiara, pesquisadora responsável pelo projeto “Arquivos Sonoros de Teatro”, apoiado pela FAPESP e desenvolvido na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. A coleção será dividida em quatro volumes focados em questões vocais, um volume dedicado à música e sonoplastia, e outro sobre tecnologias e ofícios.
Abordagem Inovadora
Lignelli explica que a coleção não seguirá o formato tradicional de dicionários. “O projeto se dedica a dar respostas rápidas, mas não se contenta com elas”, afirma. Os verbetes serão elaborados como pontos de partida para reflexões mais amplas, enriquecidas por indexações e articulações conceituais.
Leia Também
Público-Alvo
O público-alvo inclui tanto acadêmicos quanto profissionais da prática teatral, abrangendo pessoas que atuam nos bastidores, como técnicos de som e sonoplastas. “A ideia é incluir também os técnicos que trabalham diretamente nas produções”, ressalta Lignelli.
Surgimento da Iniciativa
A proposta de criar um dicionário surgiu de demandas acadêmicas e profissionais observadas em pesquisas relacionadas. O projeto “Arquivos Sonoros de Teatro” já abordava o vocabulário usado para descrever o som no teatro, evidenciando a falta de padronização na terminologia. Uhiara constatou que existia uma necessidade de nomeação consistente no meio teatral.
Lignelli, em 2021, deu início ao projeto “Sonoridades da Cena: termos e conceitos”, visando organizar uma obra de referência sobre os aspectos da sonoridade no teatro. Sua experiência como editor-chefe do periódico Voz e Cena destacou a importância de uma base consolidada de termos.
Colaboração e Publicação
O encontro entre os pesquisadores ocorreu em setembro de 2024 durante uma reunião da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Abrace), onde suas iniciativas se uniram pelo interesse comum no vocabulário técnico do som na cena teatral.
O primeiro volume do Dicionário Sonoridades da Cena está previsto para ser lançado em janeiro de 2026, com os demais volumes até 2028. A equipe está em negociações com uma editora universitária para garantir a publicação.
Informações adicionais please check the Agência Universitária de Notícias da USP.
Informações da Agência FAPESP
Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.