banner

247 Pesquisadores no Exterior Participam de Dois Editais da FAPESP

4 Min

FAPESP Atrai Pesquisadores Residentes no Exterior com Editais

Um total de 247 pesquisadores residentes no exterior atenderam aos editais lançados pela FAPESP no primeiro semestre deste ano: a Chamada Internacional para Jovens Pesquisadores e o International Thematic Grant (InTheGra). Essas iniciativas visam atrair cientistas altamente qualificados para atuar em universidades e institutos de pesquisa no Estado de São Paulo.

Perfil dos Proponentes

De acordo com o diretor científico da FAPESP, Marcio de Castro, a maioria dos proponentes é de brasileiros, predominantemente residentes nos Estados Unidos. “As propostas recebidas são excepcionais. São pesquisadores de alto nível, radicados no exterior, reconhecendo São Paulo como um local para desenvolver pesquisa de ponta”, afirma.

Chamada Internacional para Jovens Pesquisadores

Lançada em março, a Chamada Internacional para Jovens Pesquisadores foi aberta a cientistas de todas as nacionalidades e áreas do conhecimento. Um dos critérios de elegibilidade era estar trabalhando e vivendo no exterior há pelo menos dois anos. O edital recebeu 207 submissões de 17 países, com a maioria sendo brasileiros (163), seguidos por argentinos (6), franceses (4), paquistaneses (3) e peruanos (3). Os proponentes estão vinculados a instituições de 25 países, destacando-se os Estados Unidos (77), Alemanha (16), Inglaterra (13), Itália (9), França (8) e Portugal (8).

Das pré-propostas submetidas, 198 foram habilitadas e 141 pré-selecionadas para a segunda fase. Nesta etapa, os proponentes deverão apresentar um projeto detalhado da pesquisa, que inclui a descrição da equipe e os dados a serem gerados. Os 20 projetos selecionados serão anunciados em 11 de novembro e receberão apoio por 60 meses. A expectativa é que, ao longo do projeto, o pesquisador obtenha uma posição permanente na instituição-sede ou em outra localizada no Estado de São Paulo.

Edital InTheGra

O edital InTheGra, lançado no final de abril, tem como foco pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, com carreira consolidada e sem vínculo empregatício há menos de 12 meses. Este edital recebeu 39 submissões, das quais 37 projetos foram habilitados e 23 pré-selecionados para a próxima fase. Os proponentes vêm de 11 países, com destaque para Brasil (11), Argentina (2) e Estados Unidos (2). Entre os 15 países de residência, os Estados Unidos (13) aparecem novamente em evidência, seguidos pela Inglaterra (4), Austrália (2), Canadá (2) e Itália (2).

Os projetos selecionados pelo edital InTheGra serão anunciados em 15 de dezembro. Segundo Castro, a avaliação será feita pela FAPESP, mas os projetos devem ser endossados pela instituição-sede.

Financiamento e Oportunidades

Além de um Auxílio Projeto Temático com duração de cinco anos e um Auxílio Instalação, a FAPESP concederá por dois anos uma bolsa de aproximadamente R$ 24 mil mensais aos selecionados. Este valor é equivalente ao recebido por pesquisadores visitantes e similar ao de professores titulares nas universidades estaduais paulistas. Após o término do período da bolsa, os pesquisadores receberão um financiamento semelhante da instituição-sede por mais 36 meses. Ao final dos cinco anos, a expectativa é que eles sejam contratados.

Esta série de iniciativas reafirma o compromisso da FAPESP em fomentar a pesquisa de alta qualidade no Estado de São Paulo, atraindo talentos internacionais e promovendo a colaboração científica global.

Informações da Agência FAPESP

Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso