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Digitalização do Acervo de Tunica Teixeira: Sonoplasta e Diretora de Teatro

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Projeto de Digitalização dos Arquivos Sonoros de Teatro

O projeto “Arquivos Sonoros de Teatro”, apoiado pela FAPESP, visa a digitalização do acervo da diretora, produtora e sonoplasta Tunica Teixeira (1949-2012). Todo o material está sendo preservado no laboratório do grupo de pesquisa no Espaço das Artes da Universidade de São Paulo (USP).

Importância do Acervo de Tunica Teixeira

Tunica Teixeira colaborou em mais de 300 trilhas sonoras para teatro, além de atuar em cinema, televisão e rádio. Ela também se destacou como diretora de teatro e na formação de técnicos, construindo uma carreira sólida ao longo de 48 anos.

O acervo privado de Teixeira é composto por mais de 7 mil itens, incluindo fitas de rolo, fitas cassete, discos de vinil, CDs, minidiscs, roteiros e diversos documentos essenciais para o estudo da sonoplastia teatral. Entre os itens estão cadernos de anotações, roteiros sonoros, mapas de equipamentos e textos teatriais anotados.

Importância do Projeto para a Sonoplastia

O pesquisador e músico Miguel Eduardo Diaz Antar, responsável pela digitalização, destaca a importância do acervo: “Trata-se de um registro de uma vida dedicada à arte sonora no teatro”. O projeto atualmente busca criar um inventário completo do material, catalogando cada suporte de áudio.

Antar comenta que a digitalização foi possível com a criação de um laboratório especializado, necessitando da aquisição de equipamentos e software adequados. Muitas fitas não foram tocadas desde a morte de Tunica em 2012 e necessitam de limpeza e restauração antes da digitalização.

Descobertas e Conteúdo do Acervo

O acervo revela uma diversidade de conteúdo rico, incluindo peças de teatro, ensaios e entrevistas. Antar menciona uma gravação emocionante: a guarânia paraguaia “Recuerdos de Yparacai”, uma composição emblemática de 1948 que reflete a riqueza musical do Paraguai.

Durante a digitalização, também foram encontrados sete podcasts de Teixeira, que abordam sua vida profissional e processos criativos. Após a digitalização, o acervo ficará disponível para pesquisadores de instituições de ensino, proporcionando uma rica fonte de pesquisa sobre o processo criativo da sonoplastia e as transformações tecnológicas no teatro paulistano.

Conclusão

O projeto “Arquivos Sonoros de Teatro” não apenas preserva a memória de Tunica Teixeira, mas também oferece uma oportunidade única para pesquisadores explorarem a evolução dos recursos sonoros no teatro ao longo do tempo. A digitalização e catalogação deste acervo são essenciais para a compreensão da arte sonora no Brasil.

Informações da Agência FAPESP

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