banner

Impacto da Ocupação Desordenada das Praias Brasileiras: Dossiê da UFSCar Revela Dados Cruciais

3 Min

Instituto da Cultura Científica da UFSCar lança Dossiês de Cultura Científica sobre poluição dos oceanos

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), por meio do Instituto da Cultura Científica (ICC-UFSCar), lançou a primeira edição dos Dossiês de Cultura Científica com foco no tema “Oceano em Risco”.

Essa iniciativa surgiu em resposta à Proposta de Emenda à Constituição 03/2022, conhecida como PEC das Praias, que propõe mudanças no regime jurídico dos “terrenos de marinha” no Brasil. A Emenda sugere a transferência de áreas costeiras de propriedade da União para estados, municípios ou ocupantes privados, o que levanta preocupações sobre a gestão e preservação do litoral brasileiro.

O dossiê foi apresentado em formato de mesacast, um tipo de podcast em vídeo, intitulado “O rastro e o lastro da poluição plástica: da ciência às decisões políticas sobre praias”. Na edição de estreia, especialistas em química, ecologia e oceanografia discutiram as implicações da poluição plástica nos oceanos.

O projeto contou com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSCar e do Projeto Temático “Destino e impactos de microplásticos e pesticidas em matrizes aquáticas e terrestres em contextos agrícolas” (Plast-Agrotox), financiado pela FAPESP.

Dentre os debatedores, destacaram-se Cassiana Montagner, da Unicamp, e Walter Waldman, da UFSCar, que exploraram a natureza da poluição plástica e suas consequências ecológicas. Hugo Sarmento, do Departamento de Hidrobiologia da UFSCar, ressaltou a importância dos oceanos para a regulação climática e a biodiversidade das áreas costeiras. Por fim, Dayana Moscardi, professora do Departamento de Química da UFSCar, discutiu os desafios analíticos relacionados à pesquisa sobre poluição.

O mesacast está disponível no canal da UFSCar no YouTube.

Primeira Newsletter do Projeto Plast-Agrotox

Além do dossiê, o Projeto Temático lançou sua primeira newsletter, intitulada “Plast-Agrotox News”. O boletim apresenta atualizações sobre as atividades do projeto, incluindo um workshop que detectou agrotóxicos nas chuvas em três cidades de São Paulo.

De acordo com Michele Fernandes Gonçalves, pesquisadora da Unicamp e bolsista do projeto, o formato atual do boletim é temporário e um site completo será lançado em três meses.

Para mais informações, acesse: https://tinyurl.com/3rpmpkkn.

Informações da Agência FAPESP

- Advertisement -
Curtiu? Siga o Candeias Mix nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, e Google Notícias. Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp e Telegram.
Compartilhe Isso