banner

Nova Linha do Tempo da FAPESP: Principais Eventos, Programas e Iniciativas da Fundação

3 Min

Centro de Memória FAPESP: Preservação da História da Pesquisa em São Paulo

O Centro de Memória FAPESP foi lançado em maio de 2024, visando preservar a história da Fundação e a memória da pesquisa no Estado de São Paulo. Em seu primeiro ano, o site recebeu mais de 113 mil acessos e 10,8 mil sessões de visita.

Acervo do Centro de Memória

O acervo do Centro já conta com mais de 45 mil documentos, incluindo 679 entrevistas em texto e vídeo, sendo 20 delas em vídeo, produzidas pela equipe do Centro. O acervo ainda reúne 169 biografias, 319 obituários, documentos institucionais, reportagens e fotos publicadas anteriormente pela Agência FAPESP e pela revista Pesquisa FAPESP. Além disso, possui 39 mil registros de projetos de pesquisa apoiados pela Fundação entre 1962 e 1992 e a primeira exposição da série dedicada ao Projeto Genoma.

Linha do Tempo da FAPESP

Na próxima segunda-feira, 2 de junho, o Centro de Memória lançará a área FAPESP: Linha do Tempo, que destaca eventos significativos da Fundação a cada década. Nos anos 1940, será documentada a mobilização da comunidade científica para a criação da fundação e do Projeto de Lei 248/47, que tratou da criação da Fundação Paulista de Pesquisas Científicas.

Décadas Marcantes da FAPESP

  • 1950: Criação da comissão formada pela Universidade de São Paulo (USP) e Secretarias para elaborar o anteprojeto de lei da FAPESP.
  • 1960: Assinatura da Lei nº 5.918/60, que autorizou a criação da FAPESP e do seu Conselho Superior, além da posse dos primeiros dirigentes e o primeiro Relatório de Atividades da Fundação (1962).
  • 1970: Documentos sobre o Programa para o Desenvolvimento da Bioquímica (BIOQ-FAPESP) e o Programa Radar Meteorológico de São Paulo (Radasp).
  • 1980: Promulgação da Emenda Constitucional nº 39 (1963), que estabeleceu o repasse orçamentário mensal à FAPESP, ampliado pela nova Constituição em 1989.

Os anos 1990 foram marcados pelos programas Genoma, BIOTA, e Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), enquanto os 2000 destacaram os programas BIOEN e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs).

Nos 2010, houve a consolidação da colaboração internacional com iniciativas como FAPESP Weeks e o programa SPRINT. Já em 2020, foram estabelecidos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs) e iniciativas voltadas para a pandemia de COVID-19.

Conclusão

O Centro de Memória FAPESP é uma fonte rica de informações e um importante instrumento para a preservação da história da ciência e tecnologia no Estado de São Paulo, fazendo parte do legado da pesquisa nacional.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso