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Caminhão de carga opera em trilhos de trem sem a presença de motorista

4 Min

Um caminhão de carga autônomo e elétrico, capaz de viajar em trilhos de trem a velocidades superiores a 120 km/h, essa é a impressionante proposta do Glider M

, desenvolvido pela startup estadunidense Glid Technologies. Este inovador veículo, que remete ao futuro, promete revolucionar o transporte de carga em rotas ferroviárias.

O Glider M foi descrito como um veículo autônomo ferroviário, e sua operação está prevista para ocorrer em uma famosa rota na Califórnia, que abrange mais de 60 km de extensão.

Trem de carga ou caminhão? Os dois!

Embora veículos bimodais que operam em trilhos e estradas já existam, o que diferencia o Glider M é seu caráter totalmente elétrico e autônomo. A startup e a ferrovia Mendocino Railway firmaram parceria para integrar o veículo rodoviário tripulado Glider M e sua versão autônoma no percurso do Skunk Train, que atravessa o trajeto entre Fort Bragg e Willis, na Califórnia. A implementação está prevista para ocorrer ainda este ano, com extensão de 64 km.

Modelo deve entrar em operação já neste ano (Imagem: Glid Technologies/Reprodução)

Atualmente, esse tipo de veículo é bastante popular no transporte de mercadorias, manutenção de infraestrutura, serviços públicos e resposta a emergências. No entanto, no caso do Glider M, o foco é exclusivamente o transporte de carga, envolvendo desde materiais de mineração até produtos agrícolas e equipamentos militares.

A análise do design revela que o Glider M não conta com cabine de motorista. A startup informou que o modelo é equipado com uma tecnologia autônoma que lhe permite conectar-se automaticamente ao pino mestre e ao eixo traseiro de um semirreboque. Em seguida, o caminhão consegue sair de terrenos particulares e acessar os trilhos sem necessidade de um motorista. O funcionamento é impressionante:

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Além da operação autônoma, esses veículos podem ser controlados remotamente, com a capacidade de transportar semirreboques com peso de até 36 mil quilos.

Este caminhão será totalmente elétrico e pode alcançar uma velocidade máxima de até 129 km/h.

Empresa quer revitalizar rota

  • Segundo informações da Glid, a intenção é revitalizar infraestruturas subutilizadas, neste caso, os trilhos na Califórnia;
  • Além disso, a empresa busca “descarbonizar as cadeias de suprimentos locais e reinventar a logística para comunidades rurais e carentes”;
  • O Glider M pode ajudar a reviver essa rota e oferecer novas opções de transporte, com potencial para reduzir custos de frete para empresas que utilizam esses materiais.
Com o modelo, empresa quer revitalizar rotas subutilizadas (Imagem: Glid Technologies/Reprodução)

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Além da inovação do caminhão autônomo, a Glid também produz um caminhão híbrido de biodiesel, conhecido como GliderM Alpha. Esse modelo se conecta tanto à ferrovia quanto à rodovia.

Os modelos já têm patente registrada para a startup, que recebeu um pedido de aquisição de uma empresa de transporte rodoviário ainda não identificada. Essa movimentação sinaliza a crescente demanda por tecnologias sustentáveis e inovadoras no setor de logística, que continua a evoluir para atender às crescentes necessidades do mercado.

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