Pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (IQ-Unicamp) realizaram um estudo que tem como objetivo o desenvolvimento de novos catalisadores para geração de energia e utilização de biomassa.
O CDMF, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é responsável pela pesquisa.
A investigação focou na oxidação eletroquímica de álcoois e poliálcoois, processo relevante para a geração de energia em células a combustível e para a produção de produtos químicos de alto valor, como derivados da biomassa e hidrogênio verde.
Realizado por Gabriela Volpini Soffiati, do CDMF, e Miguel Angel San-Miguel, do IQ-Unicamp, em colaboração com o grupo liderado por Pablo Fernández, da Unicamp, o estudo foi publicado na revista científica ACS Catalysis.
Os pesquisadores estudaram o uso de elementos do bloco p da tabela periódica em eletrodos de platina para melhorar a eficiência dos catalisadores e evitar a contaminação por monóxido de carbono e outros intermediários.
Os resultados indicam que esses elementos contribuem para aumentar a atividade dos eletrodos ao estabilizar as espécies de hidroxila, crucial para a oxidação de álcoois.
Informações da Agência FAPESP