O horror cósmico é uma vertente literária que se transformou em um subgênero em diversas formas de arte, explorando o medo do desconhecido e da insignificância humana diante da vastidão do universo. Embora o termo possa parecer estranho para alguns, é provável que já tenhamos encontrado obras baseadas nesse subgênero no passado, como o jogo “Bloodborne” da FromSoftware e os filmes da franquia “Alien”.
A concepção do horror cósmico é atribuída a um dos maiores escritores de terror de todos os tempos, H. P. Lovecraft. Mas, afinal, o que é o horror cósmico? Trata-se de um subgênero do terror que emergiu no século 20, explorando o medo do desconhecido e deixando claro que existem forças e entidades além da compreensão humana, capazes de levar os personagens à insanidade ao confrontá-los com realidades aterradoras e incompreensíveis.
A ideia de algo vasto e inexplicável está presente no termo “cósmico”, evocando a imensidão do universo. O verdadeiro horror surge quando os personagens são confrontados com uma verdade tão além da percepção humana que suas mentes não conseguem suportar.
Leia Também
O horror cósmico vai muito além de simplesmente monstros assustadores. Há uma profundidade psicológica, como no caso de Cthulhu, a criatura monstruosa criada por Lovecraft. O terror não está apenas em sua aparência, mas na concepção de uma entidade tão antiga e incompreensível que desafia a própria realidade. O verdadeiro horror está na ideia de que existem verdade absolutas que estão muito além da compreensão humana, capazes de destruir a sanidade.
No cinema, o horror cósmico começou a ganhar destaque a partir da década de 1950, especialmente nos gêneros de terror e ficção científica. Filmes como “Alien, o 8.º Passageiro” trouxeram o terror do desconhecido para o espaço. Diretores renomados como John Carpenter e Stuart Gordon também contribuíram para a expansão do subgênero, adaptando obras de Lovecraft para as telonas.
Na televisão, a série “Lovecraft Country” oferece uma interessante abordagem do subgênero, enquanto nos quadrinhos Alan Moore se destaca por sua abordagem do horror cósmico. Nos videogames, títulos como “Bloodborne” e a franquia “Quake” exploram os elementos desse tipo de terror.
H. P. Lovecraft foi um escritor americano cujas obras tiveram grande influência nas artes, especialmente na literatura de horror. Apesar de ter sido pouco reconhecido em vida, sua visão do horror cósmico impactou gerações de escritores e artistas, moldando a forma como o terror é explorado na cultura contemporânea.
Em suma, o horror cósmico é mais do que simplesmente assustar. É sobre mergulhar nas profundezas do desconhecido e confrontar as complexidades do universo, fazendo-nos questionar nosso lugar e nossa insignificância diante do vasto e inexplicável. É um convite à reflexão e ao temor do que habita além da nossa compreensão.