A FAPESP lançou um edital em parceria com a Universidade de Ciências Aplicadas de Ingolstadt (THI) da Alemanha para apoiar atividades de mobilidade e intercâmbio entre pesquisadores do Estado de São Paulo e da instituição alemã de ensino superior e pesquisa. O prazo para o envio de propostas vai até 16 de dezembro.
Trata-se da primeira chamada organizada no âmbito do acordo de cooperação entre as duas instituições, assinado em março de 2024. Podem participar pesquisadores com Auxílio FAPESP vigente por pelo menos seis meses a partir do prazo-limite de submissão da proposta.
O edital disponibiliza duas modalidades para apoio a projetos de mobilidade. Na Track 1 – Iniciação em Pesquisa, serão financiados por até um ano projetos que busquem novas colaborações em tópicos de interesse mútuo. Já a Track 2 – Aprofundamento em Pesquisa é voltada para equipes que já colaboram e que estão prontas para aprofundar seus objetivos de pesquisa ou iniciar novas áreas de estudo, com duração dos projetos de um a dois anos.
Leia Também
Ambas as modalidades cobrirão gastos com workshops, intercâmbio de pesquisadores e custos de estudos exploratórios, sendo que as missões científicas podem durar até três meses na Track 1 e até seis meses na Track 2.
A chamada busca iniciar colaborações de pesquisa e aprofundar conexões já estabelecidas entre cientistas do Estado de São Paulo e da THI. Serão aceitas propostas em três áreas de pesquisa: “Segurança Veicular e Mobilidade Inovadora”, “Inteligência Artificial” e “Energias Renováveis”, incentivando estudos desenvolvidos em cooperação com a indústria, aproveitando o ambiente de inovação da THI.
O projeto de pesquisa deve ser concebido e escrito em conjunto pelos pesquisadores de São Paulo e da THI, em inglês. Os pleiteantes também devem esclarecer como a proposta criará condições para a preparação de uma colaboração bilateral de médio a longo prazo a ser submetida a ambas as agências de fomento.
Propostas serão recebidas exclusivamente pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe). A chamada completa está disponível em: fapesp.br/17163.
Informações da Agência FAPESP

