No dia 7 de fevereiro de 1996, um avião Concorde operado pela British Airlines fez história ao completar a rota entre Nova York e Londres em incríveis 2 horas, 52 minutos e 59 segundos. Essa viagem incrivelmente rápida cobriu uma distância de 6.035 quilômetros a uma média de 2.010 km/h, muito acima da velocidade do som, que é de 1235 km/h. O feito impressionante do Concorde foi possível devido à sua capacidade de voar a velocidades supersônicas.
Entretanto, a história do Concorde foi breve. O famoso avião supersônico foi aposentado em novembro de 2003, após apenas 26 anos de serviço e a produção de apenas 20 unidades. O Concorde enfrentava desafios significativos, como seu alto nível de ruído devido aos estrondos supersônicos, que limitavam as rotas sobre áreas densamente povoadas, e seus custos exorbitantes. O avião consumia mais de 25 mil litros de combustível por hora ao voar a Mach 2, com passagens custando cerca de US$ 6 mil naquela época.
Mais de duas décadas após a despedida do Concorde, a empresa Boom Technology tem um plano ambicioso: trazer de volta a aviação comercial supersônica com o avião chamado Overture. Embora a aeronave ainda não exista, a empresa está realizando testes com um jato supersônico, o XB-1, desde o início do ano. O XB-1 já passou por 5 testes bem-sucedidos e espera-se que a Overture seja capaz de voar a uma altitude ainda maior e atingir uma velocidade de 2.200 km/h.
Por precaução, a Boom planeja quebrar a barreira do som apenas após o décimo teste, visando garantir a segurança e eficácia do avião. A Overture foi projetada com redução de ruído para minimizar os estrondos sônicos, além de ter um consumo de combustível menor e ser ambientalmente sustentável, utilizando combustível de aviação 100% sustentável (SAF). Outra vantagem é a capacidade do avião de pousar em pistas normais, facilitando a operação em diversos aeroportos.
A Boom espera iniciar a fabricação da Overture em 2025, com testes da versão definitiva em 2027 e o início da comercialização prevista para 2029. A aeronave será capaz de transportar de 64 a 80 passageiros e já despertou interesse de companhias aéreas como a United Airlines. A empresa está consciente dos desafios, principalmente após o acidente do Concorde em 2000, e está tomando precauções extras para garantir a segurança em todas as etapas do desenvolvimento e operação da Overture.
Com um projeto ambicioso em andamento, a Boom Technology busca reviver a era da aviação supersônica, oferecendo voos comerciais de alta velocidade e conforto para passageiros ao redor do mundo. A Overture representa um salto na tecnologia aeroespacial e promete revolucionar o transporte aéreo de longa distância, diminuindo drasticamente os tempos de viagem entre continentes e oferecendo uma experiência única aos viajantes do futuro.