Brasileiro lidera grupo da NASA controlando comunicação com robôs

Por Redação
3 Min

Luciano Camilo Alexandre, aos 39 anos de idade, é atualmente líder de grupo na área de telecomunicação robótica na NASA, realizado assim o sonho de muitos engenheiros ao redor do mundo. O engenheiro brasileiro descreve seu emprego como “um sonho realizado” no Laboratório de Propulsão a Jato da agência especial, onde trabalha com missões robóticas interplanetárias.

Formado em Santa Rita do Sapucaí (MG), com doutorado em engenharia de telecomunicações pelo Inatel, Alexandre viu a vaga na NASA quando estava passando por uma fase de desilusão com sua profissão, chegando a cogitar abandonar a engenharia em 2019. No entanto, após ingressar no renomado laboratório da NASA, ele afirma que o trabalho consiste em planejar a comunicação com cada espaçonave e missão no espaço de forma minuciosa, garantindo que nenhuma interfere na outra.

Com um papel fundamental em duas das 40 missões atuais da NASA, Alexandre se envolve diretamente na missão Europa Clipper, responsável por desenvolver experimentos na área de telecomunicações para simular um ambiente similar ao encontrado na lua Europa, uma das luas de Júpiter. Além disso, ele participa da missão Artemis, que tem como principal objetivo habilitar novos tipos de serviços, como celular, Wi-Fi e Bluetooth, adaptando as tecnologias terrestres ao ambiente lunar, preparando-se para o retorno do homem à Lua.

A trajetória admirável e inspiradora de Luciano Camilo Alexandre foi destaque em uma reportagem do Globo Repórter, onde ele compartilhou detalhes sobre sua carreira e os desafios enfrentados até conquistar uma posição na NASA. O engenheiro menciona que o trabalho na agência espacial possibilita o desenvolvimento de tecnologias avançadas que expandem as fronteiras do conhecimento e exploram novos horizontes no universo.

Em um outro contexto relacionado à exploração espacial, temos o astrofotógrafo Gabriel Zaparolli, de Torres (RS), que realizou registros incríveis do cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), nos últimos dias da primeira fase de visibilidade. Uma de suas imagens foi destacada pela NASA como Imagem Astronômica do Dia (APOD), acrescentando ainda mais prestígio ao trabalho desse talentoso profissional.

Através do talento e do esforço dedicado de profissionais como Luciano Camilo Alexandre e Gabriel Zaparolli, podemos expandir nosso conhecimento sobre o universo e explorar novas possibilidades que antes pareciam ser apenas sonhos distantes. A trajetória desses profissionais inspira outros jovens a perseguirem seus objetivos e sonhos, demonstrando que com dedicação e determinação, é possível alcançar resultados extraordinários no campo da ciência e da exploração espacial.

Compartilhe Isso