FAPESP anuncia a criação de 21 novos Centros de Ciência para o Desenvolvimento

Por Redação
3 Min

A FAPESP anunciou a constituição de 21 novos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs) em parceria com universidades, instituições de pesquisas, secretarias de Estado e outros órgãos de governos. O investimento da Fundação será de aproximadamente R$ 130 milhões.

Assim como os demais 25 CCDs já em operação, os novos centros terão a missão de buscar soluções para desafios previamente definidos pelas secretarias estaduais nas áreas de saúde, energia, agricultura, manufatura avançada, cidades inteligentes, segurança pública e meio ambiente.

O Centro de Inteligência de Dados em Saúde Pública (CID-SP Emergências), por exemplo, buscará agilizar o atendimento da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo (Cross) que recebe, diariamente, milhares de solicitações de consultas, exames e transferências de pacientes com casos mais graves para hospitais de alta complexidade. O CID-SP terá sede no Hospital das Clínicas de São Paulo, tendo como parceira a Secretaria Estadual de Saúde. Pesquisadores e especialistas das duas instituições utilizarão ferramentas de inteligência artificial, para otimizar esse sistema de atendimento, de modo a gerar informações relevantes, prioritárias e preditivas, para auxiliar na tomada de decisão dos gestores.

Três dos novos centros selecionados nesse edital terão como instituição pública parceira a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, e serão voltados à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias assistivas e acessibilidade. Dentre os destaques, o Centro de Tecnologias Assistivas para as Atividades da Vida Diária desenvolverá tecnologias avançadas, como exoesqueletos e cadeiras de rodas motorizadas. O objetivo é desenvolver tecnologia brasileira para reduzir custos e oferecer acesso mais amplo a esses recursos.

Além disso, o Centro de Ciência para o Desenvolvimento USP Cidades – Centro para o Desenvolvimento Sustentável das Cidades Paulistas, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, realizará estudos relacionados ao desenvolvimento sustentável das cidades, com foco no espraiamento urbano.

Desde 2019, a FAPESP implementou 25 CCDs em parceria com diversas entidades, operando em modelo de cofinanciamento, visando promover avanços no conhecimento e melhoria das políticas públicas. A terceira chamada de propostas resultou na seleção dos 21 novos CCDs que abordam temas diversos como energias renováveis, estatísticas públicas, tecnologia assistiva, saúde pública, educação bilingue de surdos, entre outros. Todos esses centros têm o objetivo de congregar esforços para solucionar desafios públicos e contribuir para o desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso