banner

Astronautas da Starliner aguardam retorno à Terra

3 Min

A missão tripulada da Boeing Starliner à Estação Espacial Internacional (ISS) tem enfrentado uma série de adiamentos em seu retorno à Terra, por parte dos astronautas da NASA Butch Wilmore e Suni Williams. Originalmente programada para o dia 12 de junho, a volta para casa teve seu último atraso anunciado na última sexta-feira (21) através de um comunicado oficial da NASA.

A previsão inicial de pouso para quarta-feira (26) foi agora reagendada para o dia 2 de julho. A extensão do prazo visa permitir à agência espacial e à Boeing mais tempo para avaliar os problemas surgidos com o veículo espacial.

O lançamento da missão CFT Starliner, que ocorreu no dia 5 de junho no topo de um foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA), partindo da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, após uma série de atrasos. O problema do vazamento de hélio na cápsula não foi considerado grave o suficiente para impedir o lançamento rumo à ISS. No entanto, no trajeto foram identificados mais vazamentos de hélio, a acoplagem também apresentou problemas técnicos.

Segundo a NASA, a decisão de adiar o retorno dos astronautas é baseada nos dados observados durante a missão e na necessidade de testes adicionais na espaçonave. De acordo com Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA, estão seguindo o processo padrão de equipe de gerenciamento de missão para conduzir a tomada de decisões em relação aos pequenos vazamentos do sistema de hélio e ao desempenho do propulsor.

A Starliner tem apresentado bom desempenho em órbita enquanto está acoplada à estação espacial, segundo Stich. A certificação da nave envolve a autorização para voar missões de astronautas de seis meses para a ISS para a NASA, um serviço que atualmente é realizado apenas pela SpaceX. A tripulação não está sob pressão para deixar a estação, pois há muitos suprimentos em órbita e a programação da estação está aberta até meados de agosto.

O atraso no retorno dos astronautas da missão Starliner para a Terra pode parecer frustrante, mas priorizar a avaliação minuciosa dos problemas detectados durante a missão é fundamental para garantir a segurança e eficácia das futuras operações espaciais. A NASA e a Boeing estão trabalhando juntas para superar os desafios e garantir um retorno bem-sucedido dos astronautas à Terra.

TAGGED:
Compartilhe Isso