Um naturalista no antropoceno – um biólogo em busca do selvagem narra a trajetória do professor Mauro Galetti, conhecido por suas pesquisas em biodiversidade e mudanças climáticas. Galetti iniciou sua jornada científica na Mata de Santa Genebra, um fragmento de Mata Atlântica localizado em Campinas.
É nesse local que Galetti fez suas primeiras observações e anotações, resultando em seu primeiro artigo científico durante a graduação. A Mata de Santa Genebra é reconhecida como um dos remanescentes de Mata Atlântica mais estudados do mundo, com dados utilizados por pesquisadores globalmente.
O livro de Galetti apresenta uma linguagem fluída, inspirada por renomados cientistas-escritores como Edward O. Wilson e Jared Diamond. Além de narrar suas experiências em diversas regiões do planeta, o autor aborda o conceito do Antropoceno, discutindo as mudanças provocadas pelas ações humanas na Terra.
Galetti explora a importância da biodiversidade e a necessidade de buscar soluções ambientais para os desafios atuais. Seu trabalho no Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças do Clima visa contribuir para avanços científicos e para a proteção do meio ambiente. O autor acredita que, apesar dos impactos negativos causados pelo homem, há esperança em encontrar soluções para os problemas ambientais, reforçando a importância da preservação da natureza e da vida em nosso planeta.
Informações da Agência FAPESP