Estudo brasileiro se destaca como um dos mais relevantes na revista Nature Structural and Molecular Biology

Um estudo realizado no CNPEM e no Instituto de Física de São Carlos da USP foi escolhido como um dos mais importantes já publicados pela revista Nature Structural and Molecular Biology (NSBM). O estudo, intitulado “Molecular mechanism of glutaminase activation through filamentation and the role of filaments in mitophagy protection”, recebeu financiamento da FAPESP por meio de vários projetos. Os pesquisadores descobriram um novo processo de bloqueio de mitofagia, que é a degradação seletiva das mitocôndrias por autofagia.

A pesquisa utilizou técnicas avançadas, como a criomicroscopia eletrônica de partículas únicas, para investigar os detalhes moleculares dos filamentos formados pela enzima dentro da mitocôndria. A utilização da criotomografia eletrônica de lamelas celulares também foi fundamental para provar a existência desses filamentos no ambiente mitocondrial.

A tendência atual na biologia estrutural é compreender as proteínas em nível atômico dentro do contexto celular, considerando a localização específica e as interações com outras proteínas. O estudo analisou a enzima filamentada não apenas em um nível molecular, mas também avaliou seu impacto direto no funcionamento celular, especialmente no papel desempenhado na mitocôndria.

O artigo comemorativo dos 30 anos da revista pode ser acessado através do link fornecido.