Doutorando da Unesp se destaca em congresso na Áustria com seu trabalho de pesquisa

Por Redação
1 Min

O doutorando bolsista da FAPESP no Programa de Pós-Graduação de Geociências e Meio Ambiente da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Rio Claro, João Carlos Cerqueira, apresentou alguns resultados da sua pesquisa em Viena, na Áustria, durante a European Geosciences Union (EGU) Assembly 2024.

O resumo do trabalho de Cerqueira ganhou destaque público na sessão do congresso “Archives of Earth Processes – Advances in Geochronology, Trace Element and Isotope Geochemistry” como um “Cientista em início de carreira”.

Segundo seu orientador, professor da Unesp, Giancarlo Scardia, o trabalho de Cerqueira implementa um método que utiliza a metodologia do decaimento urânio-chumbo para datar calcários e fósseis, com potenciais aplicações na geocronologia, como na datação de reservatórios de petróleo no pré-sal.

Durante o congresso EGU Assembly 2024, Cerqueira e seu orientador apresentaram dois resumos em sessões distintas, sendo escolhidos para destaque pela comissão responsável com base nos resultados e informações apresentados. Uma das conquistas de destaque foi a datação de um dente de mamute de 2,3 milhões de anos, feita com sucesso graças à metodologia desenvolvida.

Esse reconhecimento é considerado um importante sucesso na pesquisa de Cerqueira e no apoio da FAPESP à formação de novos cientistas.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso
- Advertisement -