SAO JOAO
SAO JOAO

Novo remédio promete erradicar a gripe do mundo

Por Redação
3 Min

Imagine um mundo sem gripe. Você nunca mais teria que se preocupar com os sintomas, em estocar descongestionantes no frio e nem tomar vacina todos os anos. Isso ainda não é possível e o vírus Influenza, causador da doença, continua entre nós, mas pode ser que não por muito tempo: pesquisadores americanos estão trabalhando em um remédio potencialmente capaz de combater a infecção.

Um estudo realizado por pesquisadores da Scripps Research e do Albert Einstein College of Medicine, ambos nos Estados Unidos, quer algo ousado: combater uma das variações do vírus da gripe, a Influenza A, logo na primeira infecção.

A possibilidade não está tão longe assim. Eles descobriram moléculas que funcionam de forma semelhante a remédios e que poderiam bloquear qualquer mutação do vírus logo no primeiro estágio da infecção. Assim, cria-se uma espécie de “campo de força” que confere imunidade a longo prazo.

Eles miram no combate no primeiro estágio, mas também é possível reagir em uma infecção mais avançada.

Segundo o New Atlas, os pesquisadores focaram em um inibidor que tem como alvo a proteína na superfície do vírus Influenza A. Isso se baseia em estudos anteriores que já haviam descoberto a capacidade de uma molécula inibidora específica, a F0045(S), de se conectar ao agente.

No entanto, a descoberta anterior fornecia apenas uma ligação parcial. A nova possibilita uma ligação total à proteína.

Veja como foi o estudo:

– Os pesquisadores usaram uma biblioteca de moléculas para descobriram quais tinham propriedades de ligação melhores que a F0045(S). Foi aí que eles acharam as moléculas 4(R) e 6(R);

– Usando raio-x, eles descobriram como elas se ligavam à proteína hemaglutinina do vírus. Então, aproveitaram esse conhecimento para melhorar a ligação;

– Testando as duas, eles descobriram que a 6(R) tinha uma capacidade maior de se ligar com o alvo, com um desempenho 200 vezes melhor do que a F0045(S);

– Depois, os pesquisadores usaram a 6(R) em uma molécula com poder antiviral ainda maior;

– Nesse momento, eles estão otimizando o remédio “combinado” para caminhar para os teste em animais.

Atualmente, a prevenção contra a gripe é a vacina, que deve ser tomada todos os anos. No entanto, essa forma de prevenção, apesar de eficaz, não previne totalmente uma pessoa de contrair e ter sintomas da doença.

Os pesquisadores esperam que o remédio ajude na prevenção antes mesmo do vírus se instalar no corpo.

Eles também querem desenvolver o medicamento para combater outros tipos de gripe.

Compartilhe Isso
- Advertisement -