Apoio institucional para gestão de grandes projetos na Unicamp: inauguração do novo escritório

Por Redação
2 Min

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) estabeleceu um Programa de Apoio aos Grandes Centros Temáticos de Pesquisa localizados na instituição. Este programa visa fornecer suporte integrado aos projetos, abrangendo formação de gestores de pesquisa, apoio técnico e de infraestrutura.

Continua depois da Promoção

Atualmente, a Unicamp abriga 27 centros temáticos de pesquisa, incluindo Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), Centros de Pesquisa em Engenharia (CPEs) e Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs). Esses centros operam com equipes multidisciplinares e recebem recursos de agências de financiamento externas, como FAPESP, Finep e CNPq. É responsabilidade da universidade realizar a contrapartida institucional, ou seja, gerenciar os projetos de pesquisa executados nos centros temáticos com recursos do próprio orçamento.

O Programa de Apoio aos Grandes Centros Temáticos de Pesquisa integra as iniciativas do Grant Office, um novo escritório da Unicamp criado para apoiar os pesquisadores. Seu objetivo é facilitar as tarefas administrativas relacionadas à pesquisa e promover uma maior conexão com unidades estratégicas da universidade visando a execução eficiente dos projetos.

O Programa baseia-se em três pilares fundamentais: formação acadêmica em gestão da pesquisa, apoio técnico e apoio complementar à infraestrutura. Além disso, busca atuar na área emergente da metapesquisa ou ciência da ciência, que analisa o desenvolvimento e os impactos das pesquisas realizadas.

Continua depois da Promoção

Uma das ações do Programa é a concessão de bolsas de pós-doutorado em gestão de projetos, com o intuito de transformar os centros temáticos em laboratórios de gestão. Também está prevista a abertura de editais para infraestrutura complementar e contratação de profissionais de nível técnico superior para auxiliar na gestão da pesquisa.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso
- Advertisement -