Lançamento do Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças Climáticas em Rio Claro: Novidade na Ciênciaambiental.

Por Redação
2 Min

A FAPESP e o Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (IB-Unesp) em Rio Claro lançaram oficialmente, no dia 30 de abril, o Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças do Clima (CBioClima).

O CBioClima é o primeiro Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Unesp. Tem como missão a criação de um Observatório de Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças Climáticas, promovendo a inovação com foco em soluções sustentáveis e acelerando a difusão do conhecimento.

Considerado uma “grande oportunidade” e uma “grande responsabilidade” pelas autoridades presentes no lançamento, o CBioClima reúne pesquisadores comprometidos com o enfrentamento dos desafios globais relacionados à perda da biodiversidade em decorrência das mudanças climáticas. O objetivo do centro é desenvolver uma abordagem transdisciplinar, que articule ações de pesquisa, inovação e disseminação do conhecimento.

O evento contou com a presença de representantes da Unesp e da FAPESP, bem como pesquisadores associados. Com quase cem participantes, o CBioClima já conta com mais de 40 artigos publicados em revistas científicas.

As pesquisas se organizam em quatro grupos de trabalho: Síntese e big data; História natural: dos genes aos ecossistemas; Dimensões da Biodiversidade; e Microbioma para soluções sustentáveis. Além disso, a disseminação e a inovação fazem parte do escopo do CBioClima.

O coordenador de Inovação do CBioClima destacou a importância de acelerar o conhecimento para que ele chegue rapidamente à sociedade, com apoio da Agência Unesp de Inovação. A ideia é promover tecnologia e inovação para oferecer soluções para os desafios atuais.

Segundo a vice-reitora da Unesp, o CEPID engrandece a instituição, representando um sonho realizado e uma oportunidade de colaboração e transversalidade se materializar.

Com informações do CBioClima.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso
- Advertisement -