Terremoto de 7,5 atinge o sul da Ásia e deixa dezenas de mortos; veja vídeo

Por Redação
3 Min

Doze meninas, entre 10 e 15 anos, morreram pisoteadas em um tumulto ao tentarem escapar de uma escola na cidade afegã de Taloqan.

Continua depois da Promoção

Dezenas de pessoas morreram vítimas de um terremoto de magnitude 7,7 na escala de Richter que atingiu o norte do Afeganistão nesta segunda-feira (26). Ainda não há um balanço oficial do número de vítimas. Segundo a agência internacional Reuters, pelo menos 100 pessoas morreram no Afeganistão, Índia e Paquistão. Já a agência France Press afirma que 45 pessoas morreram.

(Foto: AFP)

Doze meninas, entre 10 e 15 anos, morreram pisoteadas em um tumulto ao tentarem escapar de uma escola na cidade afegã de Taloqan, na província de Takhar ao Norte. Elas foram esmagadas entre o primeiro e segundo andar da escola, segundo informação do porta-voz da polícia de Takha.

Os serviços de emergência paquistaneses anunciaram o balanço na cidade de Peshawar. "Muitos feridos estão chegando ao hospital e ainda há pessoas sob os escombros", disse à AFP o doutor Muhammad Sadig, diretor da emergência do hospital local.

O tremor de terra abalou a região hindu de Kush, no Afeganistão, sendo também sentido fortemente na Índia e no Paquistão, segundo o centro de sismologia European-Mediterranean Sismologic Center (EMSC).

De acordo com o centro de sismologia, o tremor de terra ocorreu a 190 quilômetros de profundidade às 14h09 locais (07h09 em Brasília) e o epicentro foi em uma área remota do Leste do Afeganistão, 250 quilômetros ao norte de Cabul.

Por sua vez, o Instituto Geológico dos Estados Unidos também confirmou o sismo, porém com magnitude de 7,5 e a uma profundidade de 213,5 quilômetros. A autoridade geológica do Afeganistão falou inicialmente em um terremoto de 8,1 na escala de Richter, mas corrigiu a intensidade para 7,7 e, posteriormente, para 7,5.

Segundo notícia da France Presse, o abalo durou cerca de um minuto e foi sentido também em Cabul, Islamabad (Paquistão) e Nova Deli (Índia), mas não afetou o Nepal, que foi atingido por um forte terremoto em abril.

(Foto: AFP)

Em Islamabad e Nova Deli milhares de pessoas fugiram para as ruas após o violento tremor, que sacudiu vários edifícios.

Em Cabul, o Governo afegão colocou em estado de alerta todos os hospitais do país, mas não adiantou qualquer outra informação sobre vítimas ou danos materiais.

Este terremoto foi o de maior intensidade no sul da Ásia, área de alta atividade sísmica, desde que um terremoto atingiu o Nepal em maio. O tremor de 7,8 pontos na escala Richter deixou cerca de nove mil mortos.

Compartilhe Isso
- Advertisement -