Vacinação contra a gripe em Candeias seguirá até o dia 22 de maio

Por Redação
3 Min
Campanha nacional iniciou-se na última segunda (4), mas o município se antecipou está vacinando desde o dia 22/04
Campanha nacional iniciou-se na última segunda (4), mas o município se antecipou está vacinando desde o dia 22/04

Apesar da campanha nacional contra a gripe ter sido iniciada na última segunda-feira (4), o município de Candeias, região metropolitana, se antecipou e desde o dia 22 de abril está imunizando o público-alvo em todos os postos de saúde da cidade. A vacinação vai até o dia 22 de maio em cumprimento das exigências do Programa Nacional de Imunização (PNI).

A coordenadora da vigilância Epidemiológica de Candeias, Girlene Brito, destaca que a proteção contra o vírus influenza, causador da gripe, é segura, eficaz e muito importante para prevenir as complicações da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, estudos apontam que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de pessoas, com pneumonias, que buscam atendimento em hospitais, e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da gripe. Para Candeias, o Ministério da Saúde disponibilizou 15 mil doses da vacina e a meta nacional é vacinar 80% do público-alvo.

Outra informação importante é que o organismo demora, em média, duas a três semanas para produzir anticorpos protetores da gripe após o dia da vacinação. Por conta disso, é essencial que as pessoas busquem a vacina no período da campanha, que antecede o início do inverno.

Dia D Contra a Gripe

Neste sábado (9), será realizado o Dia D Contra a Gripe em todo o país, a fim de facilitar o acesso à proteção para as pessoas que têm dificuldade de comparecer aos postos nos dias úteis. Neste dia, a vacinação ocorrerá apenas nos postos da sede da cidade, das 8 às 16 horas.

Quem deve tomar a vacina

  • Crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos;
  • Idosos (maior de 60 anos);
  • Funcionários da saúde;
  • Povos indígenas;
  • Gestantes (em qualquer período);
  • Puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto);
  • Comunidade reclusa (presos);
  • Funcionários do sistema prisional.

Além dessas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais também devem ser vacinadas. Estas devem levar prescrição médica especificando o motivo da indicação da dose.

O que levar

  • Cartão de vacinação e documento de identificação original com foto.

Onde se vacinar

  • Em qualquer posto de saúde da sede e dos distritos de Candeias (no dia D, que será no sábado (9), apenas nos postos da sede);
  • Unidades de apoio montadas na Central de Abastecimento, área do Supermercado Bom Preço e Posto da Polícia Rodoviária Estadual (BA-522, próximo à Fazenda Mamão).

Texto: Fabiana Andrade – MTE-BA 0446

Compartilhe Isso
- Advertisement -